Você sabia que os figos não são FRUTAS ? E a propósito, eles guardam INSETOS dentro ...


Resultado de imagem para figo






Os figos são uma das melhores frutas do mundo ... ou então pensávamos assim até muito recentemente.E não é porque deixaram de ser boas, mas porque na realidade nunca foi um fruto, mas uma flor.
Como isso é possível? Na verdade, os figos são uma espécie de "flor invertida", dentro da qual há centenas de flores. Cada um deles produz uma fruta dura e crocante ... sim, essas pequenas sementes dentro dos figos são cada uma uma frutinha.
Então, quando você come um figo, você não está comendo uma fruta, mas muitas!
No entanto, essa não é a melhor parte do processo dos figos. O mais surpreendente é, sem dúvida, a forma como essas plantas se reproduzem.


Antes que você fique horrorizado com os figos, você deve saber que os frutos masculinos não são para consumo humano, então, acalme-se, você nunca comeu ovos ou vespas.
Continuando o processo, quando a vespa entra no figo, ele perde suas asas e suas antenas e não tem outra saída. Então ele deixa seus ovos, poliniza as sementes e morre dentro da figueira. O figo o processa e o transforma em proteína para a planta.
Slide 2 de 4: Antes que você fique horrorizado com os figos, você deve saber que os frutos masculinos não são para consumo humano, então, acalme-se, você nunca comeu ovos ou vespas.
Continuando o processo, quando a vespa entra no figo, ele perde suas asas e suas antenas e não tem outra saída. Então ele deixa seus ovos, poliniza as sementes e morre dentro da figueira. O figo o processa e o transforma em proteína para a planta.
Depois de um tempo razoável, nascem as vespas - órfãos, pobres - fêmeas e machos. Somente os machos nascem sem asas e estão destinados a nunca deixar o figo. Suas únicas tarefas são fecundar as fêmeas e cavar um túnel no figo  para que as vespas possam sair. Então ficam lá e morrem heroicamente.
Estes figos que servem para a polinização da figueira e para a sobrevivência da vespa são conhecidos como "figos de cabra", uma vez que são uma das frutas favoritas desses animais.Um figo desse tipo não se parece muito com os "frutos" saborosos e doces que costumamos comer. Depois de um tempo razoável, nascem as vespas - órfãos, pobres - fêmeas e machos. Somente os machos nascem sem asas e estão destinados a nunca deixar o figo. Suas únicas tarefas são fecundar as fêmeas e cavar um túnel no figo  para que as vespas possam sair. Então ficam lá e morrem heroicamente.
Estes figos que servem para a polinização da figueira e para a sobrevivência da vespa são conhecidos como "figos de cabra", uma vez que são uma das frutas favoritas desses animais.
Um figo desse tipo não se parece muito com os "frutos" saborosos e doces que costumamos comer. 

O lado bonito da história, isto é, o figo comestível, ocorre em árvores femininas, onde figos machos não se desenvolvem bem e não são adequados para vespas.
Então, a fruta continua a se desenvolver, e os pequenos frutos do lado de dentro nunca são polinizadas. Assim, temos uma fruta rica que podemos comer.

Para a produção em larga escala, os agricultores utilizam quase exclusivamente as figueiras partenogenéticas, ou seja, onde as células fêmeas dão frutos e se reproduzem sem a necessidade de polinização.
Então, acalme-se,  é improvável que você coma os restos de uma mãe de vespa heróica!

Comentários

Postar um comentário