TUDO SOBRE OS COIOTES


O coiote é um mamífero integrante do grupo familiar do cachorro, ou seja, dos canídeos, do qual também fazem parte os lobos e as raposas, e pertencente ao Gênero dos Canis. Normalmente eles são encontrados sozinhos, mas eventualmente eles podem se agrupar em matilhas. O termo ‘coiote’ provém do idioma Nahuatl, do ramo linguístico asteca.


Este animal tem caudas vastas e densas, um nariz delgado e enormes orelhas em forma de pontas. Os adultos podem medir pouco mais de 1 metro de comprimento; o peso oscila entre 9 a 16 kg. As fêmeas têm geralmente um tamanho reduzido.

Ele pode ser encontrado na cor cinza ou na marrom, com tons vermelhos nas caudas, pernas, costas e cabeça. Semelhante ao lobo e ao chacal, é um pouco menor do que eles, e maior que uma raposa. Seu porte lhes permite atravessar vastas distâncias a uma velocidade de até 48 km/h.


Sua boca abriga 42 dentes em um maxilar robusto, o que lhe propicia um melhor proveito e uma melhor digestão da caça. Seus sentidos são extremamente apurados, especialmente o olfato, a visão e a audição. Isto contribui para elegê-los como caçadores de extrema qualidade.

PESO

Uma curiosidade do peso e tamanho do coiote é que dependendo do lugar onde ele vive, os próprios variam.

  1. Os coiotes que vivem em zonas desérticas, quentes e secas do Sudeste, pesam média de 11 kg.
  2. Os que vivem nas florestas do Norte podem pesar até 34 kg.

Habitat

Os coiotes vivem apenas na América do Norte e na Central, mais especificamente no Leste do Alasca, na região ocidental do Canadá, em grande parte do oeste dos EUA e da América Central

Estes animais não têm dificuldade alguma de se acomodar em um determinado ambiente. Eles são encontrados particularmente nos desertos, nas florestas, montanhas, planícies e regiões de clima tropical.

 Alimentação

Sua dieta é essencialmente à base de carne. Os coiotes têm preferência por coelhos, veados, alces, pássaros, cobras, lagartos, peixes, ovelhas, bezerros e todo tipo de carniça com que se deparam. Isto não significa que, de vez em quando, eles não comam igualmente determinadas frutas e gramas.

Em contato mais próximo com o Homem os coiotes se nutrem de ratos normalmente encontrados nos lixos. Sua tendência para a adaptabilidade influencia na sua sobrevivência, pois em qualquer época do ano, independente da estação climática, eles têm maior facilidade para achar a caça. Em geral eles vivem por volta de 6 anos.


CAÇA

O coiote não tem costume de caçar em bando, só algumas vezes. Sua tatica é inteligente, ele vai andando cautelosamente, com todos seus sentidos atentos a qualquer barulho, movimento ou cheiro. Quando ele percebe a presença de uma presa ele aproxima-se e ataca, ou em velocidade ou vagarosamente.

O coiote era um caçador diurno antigamente, mas devido à atividade humana, hoje é mais ativo à noite. Ele pode variar de alimentação em estações.

Verão e Primavera: Ele pode caçar pequenos roedores, pássaros de pouco porte, cervos, atacar lavouras para comer insetos e também frutas silvestres, o que diz que o coiote não alimenta-se não só de proteína animal.

Outono e inverno: O coiote continua alimentando-se de pequenos roedores, pássaros de pouco porte e cervos. Mas nessa época os coiotes se juntam para a caça mais frequentemente, aproveitando a neve das épocas mais frias eles conseguem caçar animais maiores e adultos, quando o alimento é mais escasso eles também comem carniça de animais selvagens e também rondam cidades para achar o mesmo tipo de alimento, carcaça de animais domésticos.

Reprodução


Os coiotes se reproduzem anualmente, nos meses de janeiro e fevereiro. Antes dos filhotes nascerem, a futura mãe procura uma toca abandonada por algum outro animal e busca refúgio neste recanto oculto. Da concepção ao parto transcorre uma média de 60 a 65 dias, quando então nascem de 5 a 8 crias.
coiote-com-seus-filhotes

O número de filhotes produzidos pela fêmea está em relação direta com a idade da mãe e com a quantidade de alimento da qual ela pode dispor. Os pequenos principiam a atividade da caça depois de completarem de 8 a 10 semanas, e permanecem junto ao núcleo familiar no máximo por dois anos, quando então decidem empreender uma jornada por conta própria.

ALGUMAS CURIOSIDADES

O coiote tem variações da cor da pele, no deserto por exemplo, sua pele é mais escura.

O nome coiote deriva do nome original : Coyote, significa, O cão que grita, porcausa de seus famosos uivos, que sem ele o Oeste Americano não seria o mesmo.

Coiote (mitologia)


Entre os povos nativos americanos, esta divindade podia possuir diversas personalidades e formas. Nasceu do chão, assim como o seu cão Rattlesnake.
Aparece como criador (Velho Coiote), que origina ao enunciar o nome da coisa ou a partir de lama moldada, sendo sob esta forma o Coiote o seu irmão ou companheiro inseparável. É defendida a ideia (por A. Hultkranz) de que o Grande Espírito, cujo nome podia ser pronunciado num ritual particular, teria sido substituído por esta versão do deus Coiote.


Acreditava-se que esta divindade tinha trazido à terra a morte, a dor e a doença para tornar a vida dos homens mais interessante, pois tinha observado Wonomi a criar o Homem e achou que a vida que lhes deu era demasiado fácil. Tentou também originar seres humanos, porém Wonomi riu-se das suas intenções e os seres ficaram com olhos de vidro.


A primeira vítima das desgraças proporcionadas pelo Coiote foi o filho do primeiro Homem e da primeira Mulher, morto pela fatal mordida do cão Rattlesnake.

O Coiote apenas morreria na luta contra as constelações, provocando a sua morte a de todos os seres humanos até se extinguir a Humanidade. Como alternativa vagueava na terra sob a forma de espírito depois de se ter suicidado.

Fontes:
http://www.planetozkids.com/oban/animals/facts_coyote.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coiote
http://www.ucalgary.ca/UofC/faculties/SS/GEOG/Virtual/Animals/coyotes.html

Comentários

  1. O coyote e solto na rua normal ?? Não tem perigo deles atacar alguém não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são selvagem e sim seria perigoso encontrar um coiote

      Excluir
    2. Não tem perigo dele atacar só dele arrancar algumas cabeças mas nada de mais

      Excluir
  2. Sério eu não sabia trolei orçamento

    ResponderExcluir
  3. Depende se vc perceber que ele está procurando comida ou está comendo se afaste um pouco , mas se ele estiver te olhando mas sem abrir a boca está seguro mas cuidado. Eu estudo esses animais em tempo livre. Por isso tenho um pouco de conhecimento deles .

    ResponderExcluir
  4. Quantos psi tem a mordida de um coiote?

    ResponderExcluir

Postar um comentário