Origem Da Expressão "NEM QUE A VACA TUSSA"

A  origem é desconhecida, a expressão popular “Nem que a vaca tussa” é geralmente usada por quem deseja deixar bem claro que algo não será feito por ele, mesmo que alguma coisa extraordinária aconteça.


Seu significado, portanto, é o de “não, nunca, jamais, de jeito nenhum, de forma alguma” e outras manifestações similares. 


Antigamente ela era acompanhada de um complemento -… e o boi espirre -, o que aparentemente a tornava ainda mais incisiva, mais categórica, transmitindo a idéia de que se havia chegado ao ponto final de qualquer pendência, dúvida ou divergência.

Apesar do sentido da frase ser aceito sem contestação por um número incerto e não sabido de brasileiros, alguns técnicos e entendidos alegam que ela não é verdadeira porque a vaca tosse, sim senhor, embora isso raramente aconteça. Segundo esclarecimento de um deles “Como os homens, os bovinos tossem toda a vez que a traquéia passa por algum processo irritativo. Isso acontece por várias razões, como a presença de secreções e de larvas de parasita ou a compressão do órgão”.

Indo mais além, o profissional em questão garante que o espirro também se enquadra nessa situação: “Se entendermos o espirro como uma descarga nasal, o boi espirra sempre que houver uma sobrecarga de suas vias”.

Para tentar explicar o como e porque da existência e uso da expressão questionada, ele alega que ela provavelmente se baseia no fato de que os homens espirram com muito mais freqüência que os bovinos. E diz: “Nossas vias nasais são menores e, por isso, tem mais chance de entupir. Além disso, estamos mais suscetíveis a pegar doenças respiratórias que os animais, principalmente durante o inverno”.

Muita gente, porém, não concorda com ele, total ou parcialmente. Alguns sustentam que a vaca pode até tossir, mas isso ocorre tão raramente que quase ninguém tem conhecimento disso. Você, por exemplo, já testemunhou ou ouviu algum conhecido seu revelar que teve oportunidade de presenciar um acesso de tosse em qualquer fêmea da raça bovina?

Provavelmente não, da mesma forma como acontece com seu vizinho da direita, da esquerda, da rua de cima ou da rua de baixo. Por isso, mesmo tendo sua autenticidade colocada sob suspeita pelos que se apresentam como conhecedores do assunto, a expressão continua sendo aproveitada por um incontável número de pessoas que a usam para manifestar sua total, completa e absoluta negativa quanto à aceitação de alguma coisa que não lhes cause agrado.

Ou seja, elas permanecem acreditando que vaca tossindo é algo muito difícil, quase impossível de acontecer.

É o que se depreende, por exemplo, da leitura do texto assinado pela jornalista Adriana Salles Gomes e publicado em seu site no dia 01/11/2010, com o título “Uma vez a cada 10.000 anos – o impossível acontece”. Diz ela que “Sim. O impossível acontece. A loteria semanal de Israel sorteou, em 18 de outubro último, os exatos mesmos seis números da rodada de 21 de setembro, três semanas antes.

Descartaram a possibilidade de fraude – examinaram tudo e não há um traço sequer de irregularidade (fosse no Brasil, ok, mas Israel tem know-how investigativo, convenhamos). Segundo matemáticos, estatísticos e essa galera toda, a chance de os números se repetirem TODOS num período de 30 dias, é de uma a cada dez mil anos. Mas aconteceu. (A chance do replay pode ser medida também como uma em 4 trilhões). Então, da próxima vez que você for dizer “nem que a vaca tussa”, pense duas vezes: a vaca pode tossir de fato. E isso vale para qualquer desejo, não?!

Sabe-se lá porque, a expressão foi usada como título brasileiro de um desenho da Disney e Para completar, a dupla de compositores Danilo Moraes e Ricardo Teté também enveredou pelo mesmo caminho quando produziu a música “Nem Que A Vaca Tussa”.

Fonte: efecade

Comentários

Postar um comentário