Ave Codorna saiba mais



Imagem relacionada


Tudo sobre Codorna


Descrição

  • Tamanho: 17 centímetros de comprimento
  • Escala de saúde (1 a 5): 4
  • Temperamento: tímida, adapta-se à vida doméstica e adora cantar 
  • Cor: cinza-escuro, preto e branco
  • Expectativa de vida: 1 a 3 anos 

    É uma ave pequena com o corpo predominantemente listrado em marrom. A barriga e o pescoço da Codorna são mais claros e forma um colar branco. Suas asas são longas. O bico é marrom-amarelado e os olhos escuros.  

    Codorna é uma ave galiforme parecido com perdiz, só que em tamanho menor. O tipo mais comum encontra-se na Eurásia e África, chamada de Cortunix cortunix . A codorna da Ásia Oriental hoje é considerada uma espécie distinta, chamada Cortunix Japonica . Costuma se reproduzir no sudeste da Sibéria e norte e o sul do Japão - em especial no período de verão. Foram levadas da China e da Coreia para território japonês há muito tempo, no século XI. 

    As codornas domésticas existentes hoje em dia descendem daquelas criadas durante o século XIX, em uma criação comercial do Japão. Elas se difundiram no Ocidente a partir de 1950. Devido à seleção dos criadores, elas se tornaram bem mais produtivas e maiores do que as selvagens.  

    Nos Estados Unidos, na Virgínia, há ainda a Codorna da Virgínia e pode ser encontrada também no México, em Cuba e em outras áreas da América Central. Estão mais presentes em áreas florestais que passaram por algum incêndio ou foram recentemente destruídas.

Características

É uma ave calma e tranquila, que se adapta bem como animal doméstico. Não é um pássaro de grandes vôos, geralmente fica no solo e mesmo que estimulado, voa bem baixo. Seu canto peculiar é repetitivo e agudo, normalmente acentuado no início da manhã e final da tarde. Na natureza é uma ave migratória. 
É tímida e cautelosa e normalmente passa boa parte de sua vida mais retraída. 

Essa ave pode ser criada com a finalidade de fornecer ovos e carne para seus criadores ou para distração familiar. No segundo caso, o mais indicado é o criador iniciante procurar uma corturnicultura e pegar codornas com 30 dias, que já tenham passado pelos períodos mais críticos do ciclo de vida. O ideal é que os abrigos já estejam prontos para recebê-los - em especial porque as codornas recém-nascidas precisam de cuidados extras. E lembre-se de garantir um local confortável para o animal.
  • Ave galiforme pequena e arredondada
  • Pés divididos em três dedos, como de galinhas
  • Penas abundantes, mescladas entre marrom, bege e branco
  • Bico pequeno e reto
  • Olhos pequenos, redondos e bem separados
  • Cabeça pequena e da mesma cor do corpo
  • Asas longas para facilitar o voo
  • Pescoço forma um colar branco
  • Pernas finas e curtas
  • Cauda longa e larga

Cuidados básico

Alguns cuidados com as aves devem ser diários, como a troca da água e a limpeza do viveiro. Os comedouros devem ser limpos regularmente para evitar a formação de bolor, causada por restos de alimentos. 

Muitas aves adoram se banhar e essa prática faz bem à saúde do animal. Portanto, é recomendado deixar à disposição uma banheira com água sempre limpa, para que se refresque. Deve-se atentar à superpopulação da gaiola, que pode causar luta entre as aves.

O cruzamento das codornas não tem época determinada para acontecer. Ocorre durante o ano todo e exige alguns cuidados do criador. A cada cinco fêmeas é necessário um macho e depois de dois anos se reproduzindo deve ser trocado para prevenir problemas genéticos. Elas devem ficar isoladas depois do acasalamento - que deve durar no máximo 12 horas - para evitar estresse e garantir a fertilização dos ovos.

Codornas costuma ser mais retraídas e tímidas. Então, um fluxo muito grande de pessoas pode assustá-las e causar um certo incômodo. Evite colocá-las em uma região onde tenha muita gente por perto.  

Alimentação

A ração para qualquer ave deve ser muito bem balanceada. Existe no mercado uma grande variedade de marcas e composições específicas para cada espécie. O armazenamento do alimento deve ser feito com cuidado mantendo as devidas condições de ventilação e higiene.  

Além da ração específica para a espécie, é recomendado alimentar a codorna com sementes e frutas. Também gosta de insetos, como besouros, formigas e gafanhotos, assim como aranhas, caracóis e vermes. O alimento é importante no início da primavera e no verão, quando as sementes são escassas e as fêmeas precisam de proteínas quanto possível para se preparar para reprodução.  

A alimentação, na verdade, varia de acordo com a finalidade do criador - se há interesse nas carnes e nos ovos. 


Espaço para criação

A codorna precisa ter um espaço coberto em sua gaiola, para que possa se proteger das variações climáticas. Também é recomendado que o viveiro tenha plantas e que o chão seja de areia.  

O espaço deve ser suficiente para pelo menos 15 fêmeas, para evitar brigas por alimento. Normalmente elas põe os ovos no chão e é indicado que a gaiola tenha um pequeno declive no piso direcionado para o fundo, de forma a facilitar a retirada deles pelos criadores. O local deve ser cercado com telas de arame para evitar predadores.  

Sítios, fazendas e casas de campo são os locais mais apropriados para criação dessa ave. O ideal é montar uma estrutura de madeira para o animal viver. É importante garantir uma proteção contra o sol e a chuva, além de um lugar bem arejado com temperatura amena. A iluminação do local deve ser entre 14 e 16 horas preferencialmente.  


No Brasil, a ave é famosa por seus ovos. Muitos os associam à característica afrodisíaca. Inclusive, há uma música brasileira composta nos anos 1980 por Severino Ramos e cantada por Luiz Gonzaga, chamada "Ovo de codorna", que ajudou a tornar esse alimento ainda mais famoso. 

Essa ave apresenta dimorfismo sexual , o que significa que o macho e a fêmea são facilmente identificáveis pela diferença corporal. Normalmente as fêmeas desenvolvem o aparelho reprodutor dentro de quatro semanas e, por isso, tendem a ficar mais pesadas do que machos. Estas também não cantam, é uma característica típica do macho. O sexo masculina tem peitoral alaranjado e penas coloridas. Já elas tem o peitoral branco, com pintas pretos.  

Saúde 

Quando comparadas às galinhas, a codorna tem uma saúde melhor. Tem menos hormônios na região da pele e nos ovos, considerados mais saudáveis que os do outro animal. Depois de 45 dias de vida já está pronta para acasalar. 5 ovos correspondem a um de galinha.  

Alguns sinais denotam boa saúde da ave:  

  • Penas lisas e brilhantes
  • Narinas secas e olhos brilhantes
  • Come e bebe durante o dia
  • Emite sons
  • Ativa, alerta e sociável 

Sinais de alerta:  

  • Penas opacas e quebradiças
  • Sonolência excessiva
  • Bico, unhas e pés com escamação
  • Perda de apetite e peso
  • Chiado na respiração
  • Olhos vermelhos ou inchados, espirro ou tosse
  • Fezes com coloração diferente
Por quê criar uma Codorna? 
Essa ave é relativamente fácil de cuidar e costuma ser bastante saudável. Ela é própria para quem quer obter ovos e comercializá-los ou apenas para criá-la no ambiente rural. É calma e tranquila e adapta-se bem como animal doméstico. 


Produz ovos bem saudáveis e costuma movimentar uma parte considerável da economia por esse fato.  

Por quê não criar uma Codorna? 

Essa ave exige alguns cuidados com relação ao espaço e precisa de uma gaiola grande e com algumas especificações. Além disso, adapta-se melhor ao ambiente rural, em uma fazenda ou casa de campo. E não é do tipo para ser criada dentro de casa ou em um ambiente muito urbano. 

Costuma fazer um certo barulho e de forma repetitiva, podendo incomodar um pouco. O macho se expressa mais e em alto volume para atrair a fêmea e faz isso normalmente no amanhecer e quando já está anoitecendo. 

Comentários