Como Doar Seu Cabelo Para uma Boa Causa


Muitas pessoas sofrem com câncer e perdem seus cabelos por causa da quimioterapia. Muitas outras crianças e adultos sofrem de alopecia, uma doença auto-imune que ainda não é bem compreendida e não tem causas ou curas conhecidas. A alopecia causa a perda dos cabelos, muitas vezes permanentemente. Se você tem o cabelo comprido, você pode ajudar doando-o para a confecção de perucas.


Antes de Cortar


1-Faça sua pesquisa. 

Pesquise organizações que fazem perucas para pessoas com câncer, alopecia ou outras doenças. Encontre uma organização que lhe agrade e conheça os requisitos para doar seu cabelo. As políticas variam entre as organizações e algumas podem ou não receber seu cabelo.

Você pode entrar em contato com hospitais especializados no tratamento de câncer ou com sites que facilitam as doações. Por exemplo, a pagina do Facebook da Vivian Paixão, o site da Afecc (Associação feminina de educação e combate ao câncer) e o Blog Voluntários Online.

Caso seu cabelo seja crespo ou ondulado, puxe-o para que fique reto na hora de medi-lo.







2-Prepare o cabelo. 

Para garantir que você não corte o cabelo e depois tenha ele rejeitado para doação, confira se ele não está danificado por repetidos tratamentos químicos (como tintura demais, por exemplo), se está bem cuidado (sem pontas duplas) e se está limpo e tem pelo menos 20 a 30 centímetros que possam ser cortados.

Há uma diferença entre o cabelo tingido e o descolorido. Cada organização tem seus próprios requisitos, mas só porque você pintou o cabelo isso não quer dizer que você está automaticamente impedida de doar. É só pesquisar primeiro sobre os requisitos de cada uma.grisalhos são tão bem-vindos quantos todos os outros!



3-Preencha o formulário. 

A maioria das organizações possui um formulário online a ser preenchido que pode acompanhar a sua doação. Caso queira manter-se anônimo, você pode pular esse passo, mas se quiser conferir se a sua donação foi recebida pelas pessoas certas, é imprescindível preencher o formulário.

Esse passo pode ser tão simples quanto dar o seu nome e endereço. E não desanime se demorarem uns 2 meses para darem uma resposta. Às vezes não há pessoal suficiente nas instituições, o que acarreta um atraso na organização de tarefas. Nesse caso, ligue ou pergunte online para ter certeza de que está tudo bem com o seu processo.


 Passando a Tesoura



1- Hora de cortar. 

Vá a um salão e diga ao cabeleireiro que você pretende doar o cabelo. Eles vão provavelmente medir seus fios primeiro para terem certeza de que eles podem ser doados. Então, vão fazer um rabo-de-cavalo ou 2 tranças.

Seu cabelo será cortado acima do elástico que está prendendo ele, e o cabeleireiro não pode deixar o cabelo tocar o chão. Ele deve estar seco antes de ser amarrado e colocado em um saco plástico hermeticamente fechado depois de cortado.





2- Envie a sua doação. 

Pode ser pelo correio ou pessoalmente a uma instituição que se especializa em fazer perucas para pacientes de câncer. Sinta-se feliz por poder ajudar uma boa causa.
Confira se você pode pagar as despesas com a postagem do envelope. Vá ao correio mais próximo, compre um envelope forrado e peça orientação aos funcionários.



3 - Divulgue a causa. 

Tem gente de todas as idades e raças precisando de cabelos. Deixe que seus amigos saibam da sua doação. Quem sabe eles se inspiram em você e decidam contribuir também?
Estima-se que 80% das doações venham de crianças que querem ajudar outras crianças. Se você conhecer alguém que possa interessar-se na causa, compartilhe a sua experiência e mostre como foi simples e como você se sentiu bem em ajudar.





Dicas

É importante saber que uma peruca precisa de diversas doações para ser confeccionada.
Lembre-se de que, por mais que seja difícil se desfazer do seu querido cabelo, ele cresce de novo.
Tenha certeza de que você realmente quer fazer isso.
Algumas instituições cortam o cabelo de graça para você em caso de doação.
Se você ainda está na escola, sua escola pode angariar fundos para esse tipo de ação.
Normalmente, as pessoas com perda de cabelo mais permanente (por exemplo, perda de cabelo causada por doenças como a Alopecia) têm prioridade sobre outras com perda de cabelo a longo prazo, mas menos permanente (por exemplo, perda de cabelo devido a procedimentos como quimioterapia, onde o cabelo pode, eventualmente, crescer novamente).


Avisos

Verifique em órgãos reguladores e fiscalizadores de Instituições de Caridade e/ou ONGs para ver se a instituição de caridade para a qual você está tentando doar seu cabelo atende aos padrões exigidos.

Se você está doando cabelo, ou qualquer outra coisa, faça sua própria pesquisa sobre qualquer instituição de caridade para a qual doar. Algumas instituições de caridade podem usar mais dinheiro para "despesas gerais" do que para o real trabalho de caridade que fazem. Algumas podem ter práticas ou visões com as quais você discorda e outras podem ser apenas fraudes.

No setor de doações de cabelo, dizem que algumas instituições de caridade vendem parte dos cabelos recebidos de doações para fabricantes de perucas comerciais. Pesquise on-line em sites confiáveis para encontrar o melhor lugar para onde enviar seus cabelos.

Fonte :
https://pt.wikihow.com/Doar-Seu-Cabelo-Para-uma-Boa-Causa

Comentários