Passeios mato-grossenses que são de tirar o fôlego; confira!




O Brasil é um país de dimensões continentais e paisagens apaixonantes. De norte a sul, não há um só turista, brasileiro ou estrangeiro, que não conheça ou que deseja conhecer as praias de águas cristalinas do Nordeste, as cidades históricas de Minas Gerais ou as colônias de imigrantes europeus no Rio Grande do Sul.

Ainda assim, há muitos destinos pouco explorados, que escondem paisagens deslumbrantes e admiráveis. No Mato Grosso, único estado brasileiro a ter, sozinho, três dos principais biomas do país (Amazônia, Cerrado e Pantanal), não faltam atrações.

Para quem deseja trocar a próxima viagem de férias por locais não tradicionais e ainda pouco explorados, confira abaixo super dicas de passeios surpreendentes


Chapada dos Guimarães

Sec. de Estado de Desenv. Econômico MT



O Parque Nacional, localizado a pouco mais de uma hora da capital Cuiabá, reúne atrações como cavernas, lagoas e cachoeiras. Seus paredões de arenito vermelho-alaranjado - marcas registradas da região - têm mais de 150 km de extensão. 

A cidadezinha que leva o mesmo nome da reserva é um típico município do interior, com construções antigas e uma bucólica igreja com uma praça onde, aos finais de semana, funciona uma feirinha de artesanato durante o dia. 

Cachoeira Véu de Noiva 

Sec. de Estado de Desenv. Econômico MT

Com mais de 80 metros de queda, o acesso à parte baixa está fechado, mas é de um mirante que se pode observar a queda d’água e belas araras vermelhas que sobrevoam o local. É o único passeio que não necessita de guia credenciado e agendamento.

Circuito das Cachoeiras 

Acessível por meio de trilha (com cerca de 7 km de percurso, ida e volta), conta com sete cachoeiras com alguns pontos onde o banho é permitido. Durante toda a trilha, a qual leva-se um dia inteiro para ser completada, há mirantes com vista para os paredões da Chapada e para a mata. Difícil vai ser resistir e não parar algumas vezes para fazer fotos deslumbrantes da região. 

Morro dos Ventos 

De um mirante a 800 metros de altura, com estrutura de aço afixada na rocha, os turistas se encantam com os paredões e precipícios da Chapada. No local, um restaurante de mesmo nome serve pratos típicos da região servidos em panelas de ferro, como o Maria Isabel, preparado com carne seca e arroz. 

Nobres 

Com rios cristalinos cheios de peixes, grutas e cachoeiras, o local lembra Bonito (MS), com ótimos locais para praticar mergulho e flutuação, mas com preços mais em conta. A uma hora e meia de Cuiabá, é na região de Bom Jardim que estão a maior parte dos atrativos. Para todos os passeios é preciso comprar ingresso (que inclui guia). 

Conheça alguns locais imperdíveis: 

Aquário Encantado: Como o nome diz, é literalmente um aquário natural escondido entre as árvores, com as águas de um azul límpido, cristalino e uma variedade de peixes impressionante. No local, a flutuação é feita com guia. Colete salva-vidas, snorkel e calçados apropriados são indispensáveis e fornecidos por quem organiza o passeio. Não é permitido pisar no chão, para que a areia fina não atrapalhe a visão que se tem dos peixes que acompanham o tour. 

Rio Salobra: Ao lado do Aquário Encantado, não tem nada de salobra, ao contrário do nome, mas sim uma leve correnteza. Com snorkel, é possível fazer o trajeto com mais de 1 km vendo diversas espécies de peixes da região. Também não é recomendado colocar o pé no chão durante o percurso. 

Lagoa das Araras

Divulgação/Malai Manso Resort

Lagoa das Araras: É no final da tarde, ao pôr do sol, que araras, maritacas e periquitos se reúnem no lago e encantam os turistas. É preciso ter paciência para apreciar e se encantar com os pássaros. Neste passeio, binóculos também são bem-vindos

Fonte: bonde

Comentários