1 – Você sente que o objetivo é difícil de ser alcançado e sua mente diz: “Não sou capaz, então nem adianta tentar”
Se você se acha incapaz, não tem mesmo motivo para tentar, mas é dificilmente o que acontece de verdade. Na maioria das vezes, reconhecemos a dificuldade e por isso sentimos medo. A questão é: uma vez que você entenda as complicações do que quer fazer, precisa elaborar estratégias realistas, planos tangíveis e saber exatamente o que você precisa fazer para superar os obstáculos. Isso é o que faz você ter mais chances de conseguir quando resolver tentar de verdade.

2 – Você sente medo de falhar e sua mente diz: “Eu não quero tentar”


Se estamos falando de algo que você realmente quer, é óbvio que sua vontade é a de não falhar. Justamente por isso, você precisa entender que sua mente está dizendo que nada vai dar certo como uma resposta ao medo do fracasso. Ter noção do que se sente é o primeiro passo para superar esse temor, então aceite que dói menos. Uma vez que você admita que tem medo, vai conseguir confrontá-lo e eventualmente superá-lo.

3 – Você sabe que vai precisar fazer esforço e se preparar e sua mente diz: “não vale a pena”

É aquela coisa: quanto mais significado tiver seu objetivo, mais esforços você vai precisar fazer para realizá-lo. Acontece que grandes objetivos são os que nos proporcionam as melhores recompensas e, por isso, as que mais nos dão sensação de que somos capazes de mudar nossa própria vida, então é bem provável que esse esforço valha a pena, sim.

4 – Você se sente ansioso ao marcar uma data de início e sua mente diz: “eu vou começar quando estiver pronto”

A gente adora ir ao rodízio de pizza antes de entrar oficialmente em um programa de reeducação alimentar, e esse desejo de empurrar a data o mais para frente possível pode aparecer em qualquer momento. O problema é que quando marcamos uma data e a respeitamos, fazemos nosso objetivo ficar mais oficial e essa sensação de que “agora a coisa vai” pode ser a responsável por nos dar aquele empurrãozinho que estava faltando.

5 – Você acha que não vai suportar se falhar mesmo tendo trabalhado duro e sua mente diz: “Eu só vou tentar uma vez e, se não der certo, não tentarei nunca mais”


Se você analisar histórias de sucesso – desde alguém que passou no vestibular até alguém que criou algum império empresarial –, dificilmente vai observar que essas histórias deram certo na primeira tentativa. Falhar não é legal, mas faz parte do nosso crescimento e da nossa aprendizagem. O medo disso nos faz falhar ao desistir.
Ao dizer que você falou porque é “incapaz”, sua mente vai absorver essa afirmação como se ela fosse verdadeira, e você acaba aumentando suas chances de fracasso. Para aumentar suas chances de sucesso, comece a imaginar como seria se você alcançasse seu objetivo – goste você ou não, a verdade é que otimismo pode nos fazer muito bem.