Pular para o conteúdo principal

Como os periquitos podem nos ajudar a evitar acidentes de avião




Voar de avião é a forma de transporte mais segura que existe, com as chances de que você esteja em um acidente aéreo sendo de apenas uma em 11 milhões, de acordo com um estudo da Universidade de Harvard.Mas isso não significa que as tragédias envolvendo aviões são inexistentes, como bem sabemos. Para tentar diminuir ainda mais essa probabilidade, nós recorremos a um animal especialista no assunto.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, estudou os voo dos periquitos para tentar entender como esses bichos nunca atingem uns aos outros enquanto estão no ar. Em um túnel estreito, todo equipado com câmeras de alta velocidade, dois pássaros voavam em direção contrária e tinham toda a trajetória analisada. O resultado surpreendeu os cientistas pela simplicidade.
“Com o tráfego aéreo ficando cada vez mais intenso, começa a surgir uma necessidade de sistemas automáticos para aeronaves, então existem muitas lições que podem ser aprendidas com a natureza”, disse o professor.
Outro achado foi o fato dos pássaros mudarem a altitude na hora de desviar, embora isso ainda mereça um estudo mais aprofundado. De qualquer maneira, a regra de sempre desviar para a direita pode ensinar bastante aos sistemas de prevenção de colisões e garantir voos ainda mais seguros.


IMAGEN(S)

Comentários