Ave - Pombo-doméstico :Saiba mais



O pombo-doméstico é uma ave columbiforme da família Columbidae. Também conhecido como pombo-comum ou pombo-das-rochas. Esta espécie é originária da Eurásia e África e foi introduzida no Brasil no início da colonização portuguesa.

Nome Científico


Seu nome científico significa: do (latim) columbus, columba = pombo; e do (latim)livens, livia = cor de chumbo, cinza azulado. ⇒ pombo cinza azulado. Ser azulado. - Como se referiu Aubenton (1765-1781) e Buffon (1770-1783) (Columba). Columba é o “termo” radical para outros gêneros da família Columbidae.

Características


Mede aproximadamente 38 centímetros. Cabeça pequena e redonda, bico fraco, na base coberto pela “cera” a qual é intumescida no pombo. Corpo pesado, plumagem cheia e macia sendo rica em pó. Hálux bem desenvolvido.

Canto territorial o qual é esquematizado e baixo, sendo emitido de bico fechado.
Vive até 16 anos.

pombo-doméstico adulto

pombo-doméstico jovem


Alimentação

É granívora e frugívora, aprecia variados tipos de sementes, principalmente a dos frutos do Urucum (Bixa orellana). Com o bico, costuma virar folhas secas em busca de alimentos. Sinantrópica, adaptou-se muito bem ao ambiente urbano. Comumente visto em praias, centro de cidades, praças, parques, aglomerados urbanos, consumindo restos de resíduos alimentares de seres humanos, os quais passaram a ser parte de sua dieta.


pombo-doméstico se alimentando


Reprodução


Durante o cortejo o macho faz reverências diante da fêmea. Quando querem atrair a atenção enquanto voam batem os lados dorsais das asas por sobre o dorso. Os parceiros acariciam-se na cabeça alimentando-se mutuamente com uma massa regurgitada do papo. Põe 2 ovos, que são incubados por 16 a 19 dias. Faz de 3 a 6 posturas por ano.

Casal de pombo-doméstico

Ninho de pombo-doméstico

Ovo de pombo-doméstico

Filhote de pombo-doméstico


Hábitos

Essa pomba se adaptou perfeitamente à vida nas cidades. Voa bem. Move-se no solo andando com passinhos miúdos e rápidos. Pára a cabeça a cada passo dado, durante um instante, a fim de observar melhor as cercanias. Não saltita nunca. Boceja. Não esconde a cabeça entre as penas do dorso para dormir. Gosta de tomar banho. Após o macho ter galado a fêmea, ela “gala” o macho.

Bando de pombo-doméstico


Particularidade

É considerada um grave problema ambiental, pois compete por alimento com as espécies nativas, danifica monumentos com suas fezes e pode transmitir doenças ao homem. Até recentemente 57 doenças eram catalogadas como transmitidas pelos pombos, tais como: histoplasmose, salmonella, criptococose. 

Há um mito comum entre as pessoas não especializadas e até mesmo entre alguns profissionais da saúde de que eles podem transmitir toxoplasmose, mas a única maneira disso ocorrer seria através de uma hipótese remotíssima: se uma pessoa comesse a carne crua de uma ave que estivesse infectada com oToxoplasma gondii. Portanto, o pombo não transmite toxoplasmose para seres humanos, somente para os animais que eventualmente se alimentem de aves cruas.
Até recentemente, havia uma certa benevolência com os pombos em áreas urbanas, sendo comum encontrarem-se em pontos turísticos em todo o mundo (como a Trafalgar Square em Londres, ou a Cinelândia carioca), com a presença de vendedores ambulantes licenciados de milho, atirado aos pombos. Atualmente, tais atitudes são desencorajadas e existe uma repugnância crescente à presença dos pombos, tidos como “ratos de asas”, em áreas urbanas. Encontra-se na lista de espécies exóticas invasoras do Brasil.
Em Alguns Países, como na Turquia por exemplo, os Pombos são considerados grandes atrações turísticas e são vistos com raridade, ao contrário do Brasil, que é o país onde os Pombos são vistos frequentemente em cidades (principalmente) e outros pontos.

Predadores

Gavião-carrapateiro

 (Milvago chimachima)

gavião-asa-de-telha (Parabuteo unicinctus)

Falcão-peregrino (Falco peregrinus)

Caracará (Caracara plancus)
gavião-carijó (Rupornis magnirostris)


gato-doméstico(Felis catus)

Distribuição Geográfica

Pode ser encontrada em todo Brasil, sendo comum até mesmo em grandes centros urbanos.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

  • The encyclopedia of birds. International Masters Publishing, New York, 2007, Pág. 365.

Comentários