Dispositivo do tamanho do bolso identifica nutrientes; conheça

Reprodução/YouTube


As informações dos rótulos de qualquer produto são sempre objeto de polêmica, já que todos os dados que deveriam estar ali ou são insuficientes ou sequer se fazem presentes. Mas um pequeno aparelho promete resolver esse problema. 

O SCIO é uma ideia de uma empresa israelense, a Consumer Physics, inspirada nas câmeras dos celulares. Através dessa lógica, o aparelho mede a luz que é refletida pelo objeto a ser medido e envia essas informações para uma base de dados, retornando em pouco tempo o resultado para o smartphone do usuário. 

O projeto descreve como o sensor funciona."O SCiO se baseia no método comprovado de espectropia de proximidade infravermelha. A base física para este método de análise do material é de que cada tipo de célula vibra de maneira original e essas vibrações interagem com a luz, criando uma assinatura óptica única". 

Esse sistema é capaz de realizar qualquer tipo de medida, como identificar os nutrientes presentes em um alimento, a porcentagem de álcool que está na sua bebida preferida, ou ainda formulações de medicamentos, entre muitas outras coisas. E tudo em um clique. 

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube


Apesar do produto ainda estar em desenvolvimento, os primeiros exemplares devem ser entregues ainda em 2016, e sua pré-venda já está disponível. Seu preço inicial é de R$ 249 e é compatível tanto com o sistema Android quando o iOS. 

Conheça detalhes da novidade!
 

Comentários