O Antilocapra americana Saiba tudo aqui




antilocapra (Antilocapra americana) é um ungulado artiodáctilo nativo da América do Norte e um dos animais mais rápidos do mundo, com velocidades de sprint que atingem até 80 km/h. A espécie é a única do seu género e da família Antilocapridae e inclui quatro subespécies, com distribuições geográficas diferentes.

COMPRIMENTO DO CORPO: até 150 cm
COMPRIMENTO DA CAUDA: 7.5 - 10 cm
ALTURA: Até 102 cm

PESO: O macho pesa entre 45 e 60 kg, sendo a fêmea menor com 35 a 45 kg

GESTAÇÃO: em torno de 250 dias
NÚMERO DE FILHOTES: 1-2
DESMAME: Depois de 4-5 meses.
MATURIDADE SEXUAL: com 15-16 meses, embora os machos geralmente não são socialmente maduros até 3 anos. 

TEMPO DE VIDA: 7-10 anos.
GRUPO FAMILIAR: De março a outubro os rebanhos são pequenos, sexualmente segregados de até 25 indivíduos, enquanto no inverno forma rebanhos grandes com até 1,000 animais. 

CARACTERÍSTICAS: Os machos possuem um par de cornos com cerca de 30 cm de comprimento, estruturados em torno de uma base óssea e forrados com uma substância pilosa que é renovada anualmente. 

Algumas fêmeas têm também cornos, sempre menores e mais rectilíneos que os dos machos. A coloração é de cor castanha dourada, com barriga, zona da cauda e queixo brancos. O antilocapra tem também duas riscas horizontais de cor branca na garganta. Os machos apresentam uma crina castanha e uma mascara mais escura em torno dos olhos.


FILHOTES: As crias de cor acinzentada nascem com 2 a 4 kg de peso.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: América do Norte. A sua distribuição 
geográfica estende-se desde o sul dos estados de Saskatchewan e Alberta, no Canadá, à Baixa Califórnia e deserto de Sonora no México. O limite Este é demarcado pelo rio Missouri.

ALIMENTAÇÃO: O antilocapra é um animal herbívoro. Gramas, folhas, cáctus.
HABITOS: hábitos gregários, e vive em manadas numerosas.

PREDADORES: Os predadores naturais do antilocapra, especialmente dos filhotes, são lobos, coiotes e linces.

Com uma velocidade máxima registada de 98 km/h, o antilocapra é o segundo animal mais rápido do mundo, ultrapassado apenas pela chitah que vive na savana africana. Esta rapidez evoluíu como resposta à presença de predadores extremamente rápidos, não os atuais, mas a chitah americana, extinta do Plistocénico.

A Antilocrapa é o único sobrevivente de um animal pré-histórico, cujos vestígios fósseis deixaram sem resposta as perguntas sobre sua evolução. Ele tem a crina eriçada e os dedos larterais atrofiados dos bois; tem o mesmo número de v;ertebras que os veados. Os chifres caem todo ano, mas o processo de crescimento é diferente dos outros cervídeos. 

Em caso de perigo, o antilocrapa avisa seus companheiros eriçando os pêlos compridos e brancos que tem no traseiro. Esse sinal é transmitido de animal para animal. Os rebanhos se reúnem em setembro, e os machos mais fortes, depois de combaterem, juntam haréns de 10,12 ou até 20 fêmeas.





Desde a sua descoberta que os antilocapras foram caçados em grande número pelos pioneiros americanos. A caça excessiva quase levou a espécie à extinção e em 1908 restavam apenas cerca de 20,000 exemplares. Subsequente protecção legal e banimento da caça possibilitou a recuperação e hoje em dia existem entre 2 a 3 milhões de antilocapras. A abundância da espécie obriga mesmo a caça organizada para efeitos de controlo de população.


Fonte:http://www.saudeanimal.com.br/antilocapra.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Antilocapra

Comentários