segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Nove erros que muita gente comete quando congela alimentos


Reprodução

Quem vive na correria não tem como ir ao açougue ou supermercado todos os dias para comprar carnes e outros alimentos fresquinhos. A saída, então, é apelar para o freezer e congelar tudo que for possível para ganhar tempo, evitar desperdícios e, de quebra, programar o cardápio da semana. 
Apesar de indispensável, muita gente acaba cometendo erros antes, durante ou depois do congelamento, que pode comprometer a qualidade dos alimentos. A revista Casa & Jardim listou nove erros comuns quando o assunto é comida congelada. Confira a seguir e fuja deles: 

Definir uma temperatura muito alta 

1. Zero grau (ou até mesmo abaixo de zero) é a melhor temperatura para armazenar alimentos congelados em longo prazo. Leve isso em conta na hora de programar o seu freezer. Se você achar que o sorvete fica muito duro e difícil servir com a colher, armazene-o na porta. Ali, a temperatura não é tão alta. Não prejudique a qualidade dos outros alimentos por causa dele. 

2. Manter o congelador quase vazio 

Um freezer cheio mantém a temperatura melhor do que um vazio. Isso acontece porque os alimentos congelados também produzem uma massa de ar frio. Toda vez que você abre a porta, esses alimentos ajudam o eletrodoméstico a manter a temperatura e ele precisa fazer menos esforço para eliminar o ar quente que entrou. Apesar de ser melhor ter um freezer cheio de alimentos, não é bom que ele esteja completamente lotado. O ar precisa de espaço para circular lá dentro. 

3. Não embrulhar os alimentos corretamente 

Não importa se você usa papel-alumínio, filme plástico ou saquinhos. Na hora de proteger os alimentos para congelar, o importante é envolvê-los de forma bem justa para eliminar qualquer ar em volta. Isso pode prejudicar o alimento. A mesma dica vale para aqueles armazenados em potes com tampas. Nesses casos, você deve preencher o recipiente quase até o topo. Não se esqueça apenas de deixar um espaço, já que o alimento se expande após o congelamento. 

4. Congelar alimentos por muito tempo 

Sim, alimentos congelados também têm prazo de validade. Após um longo tempo no freezer, você vai notar que o sabor e a textura não serão os mesmos. Por isso, na hora de congelar, é importante etiquetar cada um deles com uma breve descrição e a data em que foi congelado. Também não deixe de organizar os mais antigos à frente, para que sejam usados primeiro. 

5. "Perder" alimentos no freezer 

Pode parecer estranho, mas isso é mais comum do que você imagina. Quantas vezes você já abriu o freezer e se deparou com um congelado sem forma e sem cor, praticamente irreconhecível? Ou então, tirou um alimento grande e encontrou um pequeno lá no fundo? Mais uma vez, organizar o freezer e etiquetar os alimentos é fundamental para que isso não aconteça. 

6. Congelar alimentos juntos 

Você congela os morangos todos juntos em um recipiente e, na hora de descongelar, precisa aproveitar todos de uma vez? Para evitar que isso aconteça, uma ótima dica é colocá-los em uma assadeira, por exemplo, separados até que endureçam. Depois, você pode reuni-los em um saco. Na hora que quiser apenas um, você não terá problemas.

 

7. Esperar muito tempo para congelar 

Congelar apenas preserva os alimentos. Por isso, quanto antes você colocá-los no freezer, mais frescos estarão na hora de descongelar. 

8. Descongelar em temperatura ambiente 

Descongelar alimentos em temperatura ambiente, apenas tirando-os do freezer e colocando-os sobre a pia, pode ser mais rápido, mas não é o melhor. O ideal é usar a geladeira para descongelar. Programe-se com antecedência para esperar o processo acabar e, assim, a comida ficará mais protegida contra bactérias. Comidas expostas ao clima podem passar direto de descongelada a estragada. 

9. Abrir o congelador durante a queda de energia 

Quando a energia cair, mantenha o freezer fechado para manter os alimentos congelados o maior tempo possível. Qualquer alimento que ainda estiver congelado quando a energia voltar pode permanecer no freezer. Os itens que descongelarem devem ser preparados e consumidos imediatamente. Na dúvida, descarte. (Fonte: Casa & Jardim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EstampsCamisetas