Preço é fator decisivo para escolher companhia aérea; veja as mais procuradas no Brasil

Reprodução


O site de viagens TripAdvisor fez uma pesquisa para saber a opinião de seus usuários sobre as viagens de avião no Brasil. O levantamento revela que, no momento da compra, o preço e os voos diretos são o fator decisivo na escolha da companhia, enquanto os atrasos e cancelamentos são a maior queixa para dos entrevistados. 

Por outro lado, os serviços de sites de comparação de preços, a facilidade de reservar on-line e as opções de voos são aspectos que têm melhorado nos últimos anos segundo os participantes. 

O estudo aponta ainda que, em comparação com o último ano, mais pessoas pretendiam viajar de avião em 2015. No total, 54% dos usuários dizem que farão entre uma e duas viagens internacionais este ano, 13% a mais do que em 2014. Com relação a viagens nacionais, 31% dos brasileiros pretendiam fazer de 3 a 4 viagens nacionais em 2015, e 29% afirmam que viajarão entre uma e duas vezes para destinos regionais, um número 3% maior do que no ano anterior. 

Com o preço sendo o principal fator de decisão de compra de passagens aéreas, 40% dos participantes afirmam pesquisar valores em até três sites. Ainda segundo a pesquisa, 88% consideram os sites de comparação de preços muito importantes. 

Evolução das viagens 

De acordo com o levantamento, diversos quesitos apresentaram melhorias nos últimos cinco anos: 

1 - Sites de comparação de preços (77%) 
2 - Facilidade de reservar online (72%) 
3 - Opções de itinerários (67%) 
4 - Rotas para novos destinos (57%) 
5 - Processo de check-in (49%) 

Programas de fidelidade 

A maioria dos participantes acreditam que os programas de fidelidade não evoluíram muito nos últimos cinco anos: 

1 - Melhoraram um pouco (29%) 
2 - Não houve mudanças (26%) 
3 - Ficaram um pouco pior (18%) 
4 - Ficaram muito pior (12%) 
5 - Ficaram muito melhor (11%) 

Sobre as melhorias, 79% acham que aumentou a facilidade em resgatar os pontos. 

A utilização de smartphones 

O uso de smartphones tem crescido nos processos de viagens. Entre os principais serviços, estão a realização do check-in, seguida por pesquisas de voos e verificação do status de voos: 

1 - Check-in (59%) 
2 - Pesquisas de voos (57%) 
3 - Verificação do status de voos (45%) 
4 - Utilização do smartphone como cartão de embarque (34%) 
5 - Reservas de voos (26%) 

Wi-fi ainda é um problema 

Mais da metade dos participantes (51%) classificam o serviço de Wi-Fi a bordo ruim ou péssimo, enquanto 42% afirmam que o acesso à internet não é nem muito bom nem muito ruim. Apenas 6% dizem que o serviço é ótimo ou bom. 

As companhias aéreas preferidas dos brasileiros 

1 - TAM 
2 - Azul 
3 - Air France 
4 - GOL 
5 - Avianca 
6 - American Airlines 
7 - Emirates 
8 - KLM 
9 - Lufthansa 
10 - British Airways 

(Com informações Viagem Livre)

Comentários