Acerta na compra! Aprenda a identificar sete tipos diferentes de alface




Se você vai ao supermercado ou feira para comprar um simples pé de alface e, ao se deparar com uma variedade incrível de tipos não sabe qual escolher, não se desespere. Você faz parte de um gigantesco grupo de pessoas que mal sabe diferenciar alface de chicória, quem dirá saber a diferença entre os diversos tipos do mesmo vegetal! 

Então, que tal mudar essa realidade conhecendo os tipos mais comuns de alface disponíveis no mercado? Basicamente, é possível encontrar sete variedades de alface nos setores de hortifruti. Para não ficar perdido na hora de escolher, e acabar levando rúcula pensando que é alface, confira a seguir como selecionar a variedade certa para cada receita ou salada: 
Alface Americana 


Reprodução
Reprodução


Tem o formato arredondado que lembra um repolho. Sua folhas são mais crocantes e se apresentam em camadas. Se adapta melhor ao calor de outros alimentos sem danificar crocância e sabor. Muito utilizada em sanduíches e saladas que contêm ingredientes quentes, este alface possui um valor nutritivo bem inferior comparada aos outros tipos. 

Alface Lisa 

Reprodução
Reprodução


Possui sabor suave, folhas soltas e, como o próprio nome diz, lisas. É um dos tipos mais apreciados no Brasil. 

Alface Crespa 

Reprodução
Reprodução


É a mais comum entre todos os tipos de alface. Rica em fibras, auxilia na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo. Tem o formato semelhante a alface lisa com folhas soltas, porém forma pequena ondinhas no topo das folhas. 

Alface Frisada 

Reprodução
Reprodução


É conhecida também como alface frisée. Contém quantidades razoáveis de vitamina A, niacina, vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Não é um tipo de alface muito fácil de encontrar à venda, mas é perfeita para saladas que levam acompanhamentos de sabores fortes. 

Alface Mimosa 

Reprodução
Reprodução


Pode ser encontrada nas versões verde e roxa. Tem as folhas bastante entrecortadas que lembram os formatos de galhos de arvores. Esta alface é superdelicada e muito saborosa. 

Alface Romana 

Reprodução
Reprodução


Com folhas verde-escuras, longas e crespas, este alface também contém folhas soltas. 

Alface Roxa 

Reprodução
Reprodução


Contém uma quantidade maior de antioxidantes comparada às outras alfaces. 

Como escolher 

Basicamente escolha o mais bonito e viçoso. Alfaces são vendidos por unidade, então se você não tem um grande consumo não compre o maior, pois esse vegetal é bem delicado e estraga rápido. Se notar as folhas quebradas, amareladas ou com uma 'gosminha' verde escura não compre, pois ela já está bem estragada. 

Dicas 

 A alface deve ser servida separada do molho da salada, porque assim as sobras de alface poderão ser guardadas separadamente, servindo para outros pratos. 

 As folhas externas da alface, (aquelas de cor verde mais escura) são mais ricas em vitamina A . 

Comentários