Estudantes argentinos desenvolvem máquina de lavar roupa que não usa água


Reprodução

Cada vez mais fica difícil de imaginar que a longo prazo possamos continuar lavando roupa da maneira como fazemos hoje, utilizando litros e litros de água. 

Para tentar criar uma solução para esse problema, uma dupla de estudantes argentinos do curso de Desenho Industrial da Universidade de Córdoba, na Argentina, Nicolas Araya e Andrés Vuksanovic, criou um protótipo de máquina de lavar roupa ecológica que não utiliza água.
 
A Nimbus, como foi batizada a invenção, foi parte do trabalho de conclusão de curso dos jovens e rendeu a eles a nota mais alta. Diferente de outros tipos de limpeza a seco, a máquina não demanda água alguma, no lugar disso é usado o dióxido de carbono natural e detergente reciclável e biodegradável, que deixam as roupas tão limpas quanto uma lavadora tradicional. 



Depois que as roupas são colocadas no tambor da máquina de lavar com LCO2 (dióxido de carbono líquido), são expostas a condições de pressão e temperatura específicas que permitem a ação do mecanismo de limpeza. Depois de 30 minutos lá dentro as roupas estão limpas e, depois da lavagem, o solvente pode ser recuperado quase inteiramente por um sistema de filtragem da própria Nimbus. 

A porcentagem mínima de perda (0,0038% por ciclo) é reposta pelo sistema de reabastecimento a cada 45 dias. A Nimbus é totalmente feita de materiais recicláveis e tem capacidade de 20kg. 

(com informações Catraca Livre e O Globo)

Comentários

  1. Olha os hermanos na nossa frente!
    Um ótimo projeto de sustentabilidade! Nosso mundo precisa de muitos projetos desse gênero. É uma pena que muitas destes acabam encalhando por falta de investidores e pela forte pressão dos padrões atuais....algo semelhante que aconteceu com os carros elétricos: http://www.verdadeirahistoria.com.br/2014/10/a-verdadeira-historia-do-carro-etetrico.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário