Tire as dúvidas de sete mitos sobre os cuidados com os dentes


Pixabay


Embora o Brasil seja o país com maior número de dentistas no mundo - cerca de 260 mil -, a fatia de brasileiros que não se consultam anualmente é de 55,6%, segundo estudos recentes divulgados pelo IBGE. Já na região Sudeste, o porcentual chega a 51,7%. Os números são preocupantes, uma vez que especialistas recomendam que a população passe por consultas periódicas semestrais. 

A pesquisa revelou ainda que 67,4% consideram sua saúde bucal "boa ou muito boa". Apesar da demonstração de consciência desta maioria, 11% das pessoas com 18 anos ou mais perderam todos os dentes. O índice é ainda mais assustador na população acima dos 60 anos: 41,5%. 

Fixadas na superfície dos dentes, nas próteses ou na própria mucosa, as bactérias são as responsáveis pela formação do biofilme. Trata-se de micro-organismos que, se acumulados, podem ocasionar doenças locais como cárie, gengivite e periodontite. Outro grande problema é a halitose, também conhecida como mau hálito. 

Segundo a odontologista da rede de clínicas populares dr.consulta, Ana Paula Brugnera, problemas causados por dentes malcuidados vão além do aspecto visual. "Há casos em que o mau hálito compromete relacionamentos pessoais. Além disso, vale ressaltar que a saúde bucal muitas vezes reflete a saúde geral", afirma. 

Com base nas dúvidas mais comuns da população, a especialista faz alertas, derruba mitos e sugere soluções que contribuem para a saúde bucal. 

1) Escovar os dentes três vezes ao dia ajuda na manutenção dos dentes saudáveis? 

Verdade. Além desta prática, a especialista também recomenda a utilização do fio dental. 

2) Dores de cabeça frequentes não tem relação alguma com problema bucal? 

Mito. Muitas vezes, algum tipo de tensão muscular na região bucal facial pode causar dor de cabeça. A D-ATM é um desequilíbrio dos músculos que atuam na mastigação e, quando esse sistema sofre alterações, pode causar fortes dores na região. 

3) A TPM pode contribuir para o mau hálito? 

Verdade. Além da TPM, a falta de higiene bucal, a má alimentação e digestão são fatores contribuintes para a liberação de odores bucais. 

4) A idade é a causa principal da perda dos dentes? 

Mito. Se bem tratados, os dentes permanecem saudáveis até a terceira idade. Geralmente, os dentes caem por problemas na gengiva, composição genética ou traumas sofridos. 

5) O consumo de batata chip faz mal para os dentes? 

Verdade. Ao entrar em contato com a saliva, a batata assume textura viscosa e pode ficar mais tempo na boca. Quando isso acontece, a tendência é que o snack fique entre os dentes, alimentando as bactérias que causam cáries. 

6) Os sucos ácidos também causam mau hálito? 

Mito. Os sucos cítricos são adstringentes e bactericidas, ou seja, eliminam as bactérias. Algumas frutas como limão, morango, kiwi, abacaxi e maracujá são bons combatentes à halitose. O suco de erva cidreira aparece como uma opção benéfica para o estômago, podendo prevenir o problema. 

7) Uma pessoa com dor de dente que evita sorrir tem mais chances de aliviar este problema? 

Mito. Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha comprovou que as gargalhadas são capazes de diminuir as dores. Isso porque o sorriso ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, o que melhora a circulação e a pressão arterial.
fonte
Redação Bonde com assessoria de imprensa - 07/07/2015 -- 15:23

Comentários

  1. Nossa achei bem interessante a postagem. Muitas coisas que nossos pais e avós falam e é mito hahaa bom saber...
    Estou seguindo o blog!

    Abraços
    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, vi seu site muito profissional e legal já estou seguindo
    Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário