Esquadrilha da Fumaça retorna com show aéreo em Maringá

Divulgação/Agência Força Aérea


A Esquadrilha da Fumaça realizou na última semana sua primeira apresentação após a substituição da aeronave T-27 Tucano pelo A-29 Super Tucano. A demonstração aconteceu durante a cerimônia de entrega de espadim aos cadetes do primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). 

O comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ressaltou como foi retomar as atividades com o novo avião. "Foi uma honra porque foram dois anos de implantação da nova aeronave. Foram muitos treinamentos, muitos voos para conhecer a aeronave e adaptar o display de demonstração. Poder concluir, fazer um fecho desse trabalho todo, é muito gratificante, um motivo de muito orgulho", disse o militar. 

A última apresentação da Esquadrilha da Fumaça com o T-27 Tucano ocorreu no dia 31 de março de 2013 sobre o Lago Paranoá, em Brasília (DF). Após a despedida da aeronave, a Esquadrilha começou a implementar o A-29 Super Tucano com o objetivo de garantir mais potência na realização das acrobacias. A aeronave ganhou nova pintura baseada nas cores da Bandeira Nacional. 

A agenda da Esquadrilha da Fumaça já tem apresentações confirmadas. A primeira demonstração pública será no próximo domingo (12) em Maringá, na 18ª Feira Internacional de Aviação (EAB Air Show 2015). Os fumaceiros também estarão no evento Portões Abertos da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, no dia 16 de agosto.

Comentários