Conheça o Nori, a famosa alga marinha japonesa

Divulgação




Nori são folhas finas e secas, feitas à partir da desidratação de algas comestíveis da espécie Porphyra (Algas Vermelhas). Segundo matéria publicada no site Sushiki News, as folhas de nori são amplamente utilizadas em pratos da culinária japonesa, especialmente os enrolados como hossomakis e uramakis, sushis, oniguiri (bolinhos de arroz), como cobertura em obentôs, além dos temakis muito apreciados no Brasil. 


O nori possui uma cor que pode ser mais para o tom de verde ou vermelho, o que depende da espécie de alga empregada na sua fabricação, e costuma ser utilizado inteiro, esfarelado ou cortado em pequenas tiras misturados ou polvilhados por cima da comida. 


Valor Nutritivo 


O valor nutritivo do nori é inestimável! A alga é rica em proteína, cálcio, ferro, vitamina A, B e C, além de conter duas vezes mais proteína do que algumas carnes. São também excelentes fonte de iodo, mineral muito importante no funcionamento da glândula tireóide. São ricas em carotenos, podendo ter um efeito protetor contra a mutação de certas células cancerígenas. 



Outras vantagens do nori é conter baixo nível de gordura e calorias (perfeito pra quem está fazendo regime) e alto teor de fibras, facilitando assim todo o processo digestivo. O consumo regular de algas pode ajudar a combater a anemia e contribuem para a saúde dos sistemas endócrino e nervoso resultando em cabelos fortes e saudáveis, pele suave e tolerância ao stress. 



Divulgação




As algas também possuem importante papel nas doenças cardiovasculares, pois são efetivas na redução do colesterol e ajudam na prevenção da arteriosclerose e da hipertensão, pois fortalecem as paredes arteriais. 



Uma das razões pelas quais as algas são tão nutritivas é devido às condições de crescimento ideal dentro dos oceanos. Vivendo num ambiente marinho as algas têm livre acesso à abundância de nutrientes encontrados no mar. As correntes submarinas liberam nutrientes para as algas e carregam para longe os resíduos das plantas. Como resultado, as algas marinhas concentram mais minerais que são raramente encontrados nas plantas terrestres. 



Divulgação

Comentários

  1. Muito bom artigo!!

    Poxa vida, eu como descendente de japa, eu adoro comer essas folhas de fumo (como dizia meu amigo) com bolinho de arroz!
    Tem até um artigo em meu blog (um dos primeiros do meu blog), contando uma história com o Nori! http://www.verdadeirahistoria.com.br/2013/02/cronicas-de-um-japones.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário