Pássaro Tiziu

Tiziu


O tiziu é uma ave passeriforme da Família Thraupidae. Conhecido também como tizirro, saltador, veludinho, papa-arroz, bate-estaca (Rio de Janeiro), serrador, serra-serra e alfaiate.

Seu nome científico significa: do (latim) volatinia diminutivo de volatus = voo, pequeno voo; e do (tupi) jacarini = aquele que voa para cima e para baixo. ⇒ Pássaro de voo curto que voa para cima e para baixo. Esta referência é peculiar ao tipo de voo praticado por esta ave, que ao mesmo tempo que salta para cima e pousa no mesmo local de origem, emite seu canto característico “ti” “ti” “tiziu”.

Características

Tem cerca de 11,5 centímetros de comprimento. O macho é todo preto com brilho azul-metálico, exceto por uma pequena mancha branca na parte inferior das asas.

tiziu fêmea

tiziu macho

A fêmea é marrom-oliva na parte superior, amarelo-amarronzado na inferior, com o peito e laterais estriados de escuro. Fêmeas e imaturos são quase idênticos a várias outras espécies da família, especialmente às fêmeas dos papa-capins.

tiziu jovem

Subespécies

Possui três subespécies:
  • Volatinia jacarina jacarina (Linnaeus, 1766) - ocorre no Sudoeste do Peru, Bolívia, Paraguai, Brasil e Norte da Argentina.
  • Volatinia jacarina peruviensis (Peale, 1848) - ocorre em áreas de encosta árida do Oceano Pacifico no Equador, Peru e no extremo Norte do Chile.
  • Volatinia jacarina splendens (Vieillot, 1817) - ocorre do Norte do México ao Norte da América do Sul, bem como nas ilhas de Granada, Trinidad e Tobago.

Indivíduo com plumagem leucística


tiziu (Volatinia jacarina)



tiziu (Volatinia jacarina)













O que é leucismo?
O leucismo (do grego λευκοσ, leucos, branco) é uma particularidade genética devida a um gene recessivo, que confere a cor branca a animais geralmente escuros.
O leucismo é diferente do albinismo: os animais leucíticos não são mais sensíveis ao sol do que qualquer outro. Pelo contrário, são mesmo ligeiramente mais resistentes, dado que a cor branca possui um albedo elevado, protegendo mais do calor.
O oposto do leucismo é o melanismo.

Indivíduos com plumagem flavística

O que é flavismo?
Flavismo é a ausência parcial da melanina (nesse caso ainda pode ser observado um pouco da cor original da ave), porém presença de pigmentos carotenóides. A ave flavística ou canela se apresenta com a coloração diluída, devido à perda parcial de melanina, tanto da eumelanina (pigmento negro) quanto da feomelanina (pigmento castanho).

tiziu (Volatinia jacarina)

Alimentação

Alimenta-se principalmente de sementes de gramíneas como a braquiária, mas também captura insetos. Costuma frequentar comedouros com sementes e quirera de milho.

tiziu se alimentando

Reprodução

Procria em qualquer época do ano, pelo menos em algumas regiões quentes próximas à linha do Equador, como em Belém (PA). Quando solta seu canto (semelhante ao som da palavra “tiziu”, o que lhe valeu o nome popular), principalmente durante a reprodução, o macho dá um salto curto para o ar e mostra uma região branca sob a asa, voltando a empoleirar-se no mesmo local. 
Acredita-se que este ritual seja para defender seu território. Faz ninho na forma de uma xícara fina e profunda, sobre gramíneas. Põe de 1 a 3 ovos branco-azulados com pontos marrom-avermelhados.

Casal de tiziu

Ninho de tiziu




Ovo de tiziu

Filhote de tiziu

Hábitos

Estes pequenos pássaros são vistos com grande freqüência, geralmente aos pares, em áreas alteradas, descampados, savanas, campos e capoeiras baixas da América do Sul, exceto no extremo sul. 
Vive aos pares durante o período reprodutivo, porém, fora deste, reúne-se em bandos que podem chegar a dezenas de indivíduos. Nestas situações, freqüentemente mistura-se a outras espécies de pássaros que alimentam-se de sementes. Em regiões do Sudeste e Sul do País, como em São Paulo, desaparece durante o inverno, migrando para regiões mais quentes.


Bando de tiziu

Predadores


Cascavel (Crotalus durissus)

Distribuição Geográfica

Presente em todo o Brasil e também do México ao Panamá e em todos os países da América do Sul.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Comentários