Confira 5 dos maiores impérios que já existiram na História



Quando o assunto são os grandes impérios que já existiram ao longo da História, o mais comum é que as pessoas se lembrem com mais facilidade do Império Romano, do Britânico, do Império Colonial Francês ou do Português, não é mesmo? Entretanto, no passado, muitos outros povos exerceram sua supremacia sobre os demais, conquistando e expandindo seus territórios de maneira implacável — até sua queda. Conheça um pouquinho sobre 5 deles a seguir:

1 – Império Otomano


Também conhecido como Império Turco, seu território ocupou partes da África, Ásia e Europa, e foi estabelecido definitivamente em meados do século 15, quando Mehmed II conquistou Constantinopla e transformou o sultanato otomano em império.


Como o Estado Otomano era multicultural, uma das preocupações dos governantes era a de crescer economicamente sem afetar de forma muito drástica as atividades comerciais, crenças, tradições e vidas de seus súditos. O Império Otomano persistiu durante mais de 600 anos — mais precisamente, até a sua dissolução em 1923, quando a República da Turquia foi proclamada.

2 – Macedônia Antiga



A Macedônia Antiga existiu entre 808 a.C. e 168 a.C., mas conquistou seu apogeu territorial em apenas 12 anos sob o comando de Alexandre, o Grande, que tinha como objetivo desbravar os mares e chegar até os confins do mundo.




Assim, com esse propósito em mente, o comandante e conquistador mais lendário do mundo antigo conseguiu estender seu império do Mar Jônico — localizado entre a Grécia, Albânia e Itália — até o Himalaia. E fez isso dos 20 anos de idade, quando se tornou rei, até a sua trágica e precoce morte, aos 32 anos.

3 – Império Mongol

Conhecido como o maior império em área contígua da História, o Império Mongol foi fundado por Genghis Khan em 1206 e, sob o seu comandado, chegou a contar com cerca de 33 milhões de quilômetros quadrados em seu apogeu.



O território mongol se estendia desde a península da Coreia até o Danúbio, incluindo algumas das nações mais povoadas e avançadas da época, como o Iraque, Irã, China, assim como países da Ásia Central e da Ásia Menor. Após a morte de Genghis Khan em 1227, o império começou a entrar em declínio e foi dissolvido em 1368.


4 – Califado Omíada



O Califado Omíada existiu de 661 a 750, e foi o segundo dos quatro califados islâmicos estabelecidos após a morte de Maomé. Seu território se estendia por uma área de aproximadamente 15 milhões de quilômetros quadrados, incorporando a região do Cáucaso, que hoje corresponde ao Uzbequistão, Tadjiquistão e sudoeste do Cazaquistão, o Sind (uma das quatro províncias do Paquistão), o noroeste da África e a Península Ibérica.



Na época em que existiu, o Califado Omíada se transformou no maior império que o mundo já havia visto, e ele foi o quinto maior de todos os que existiram ao longo da História. Suas capitais foram Damasco, atual capital da Síria, e Córdoba, na Espanha, e o período em o califado perdurou ficou conhecido como Era Dourada da civilização árabe.


5 – Império Aquemênida




Conhecido por muitos como o Primeiro Império Persa, o Império Aquemênida foi fundado por volta de 550 a.C. por Ciro, o Grande e, em seu apogeu — então sob o comando de Dario I — ocupou um território enorme, que hoje corresponde à Grécia, Bulgária, Líbia e Paquistão, assim como algumas regiões do Cáucaso, Sudão e Ásia Central.

Aliás, considerando que o Império Aquemênida contava com cerca de 50 milhões de habitantes, isso significa que, naquela época, 44% da população mundial vivia em seu território, fazendo dele o maior império em termos populacionais de todos os tempos.



Sua sucessão de monarcas tinha como objetivo unificar as tribos e nacionalidades ao longo das complexas vias que foram construídas para interligar o império — mas ele foi derrubado por volta do ano 330 a.C., depois de o exército de Alexandre, o Grande, invadir o território e dominar os persas.

***

E aí, caro leitor, você curtiu a lista que reunimos? Caso você se interesse por História, especialmente por temas relacionados com os grandes impérios que já existiram, podemos publicar outras matérias contando um pouquinho sobre eles. O que você acha? Conte para a gente nos comentários!


FONTE(S)
IMAGENS

Comentários