Cães Idosos necessitam de cuidados ao fazer exercícios na companhia dos donos


Reprodução

Cães com idade a partir dos sete anos precisam mais ainda de cuidados. Idosos, muitos deles costumam apresentar alterações cardíacas e graus elevados de problemas de coluna e articulares como displasia coxo-femoral. 

"Os exercícios físicos são importantes para a saúde de cães de todas as idades", explica Andréia. "Porém, quando ficam idosos, o recomendado é que os seus donos diminuam o ritmo de corridas ou caminhadas e encurtem a distância dos trajetos a serem percorridos, à medida que os animais forem se cansando." 
Obesos e sedentários 

Animais obesos e sedentários, também precisam fazer exercícios em um ritmo mais lento. Embora necessitem de atividades físicas para perder peso e entrar em forma, muitos correm o mesmo risco de sofrer com problemas cardiovasculares que os idosos, além de também apresentarem maior propensão a sofrer distensões musculares e ruptura de ligamentos das pernas. 

"Ao menos no início, a rotina de exercícios dos cães com esse perfil precisa seguir em um ritmo mais lento. Conforme entrarem em forma, os donos podem intensificar a prática de atividades físicas com eles", acrescenta a veterinária da Pet Center Marginal. 



Confira algumas dicas para fazer um passeio seguro com o seu cão: 

- Antes de sair com o animal, é importante que você e o cão bebam bastante água. Contudo, é recomendável que os pets ingiram o líquido em pequenas quantidades. Beber muita água, de uma vez só, pode desencadear torções gástricas nos animais, principalmente nos de grande porte. 

- Para ditar o ritmo da caminhada ou da corrida, o dono deve conduzir o cão corretamente. Para isso, é preciso levá-lo sempre do lado esquerdo sem deixar que ele te arraste. Isso evita má postura na coluna, quando estiver conduzindo o animal. 


Comentários

  1. Ótimas dicas! Devemos cuidar até o fim daqueles q sempre nos deram alegria!

    ResponderExcluir

Postar um comentário