Seis países concentram metade da população mundial. Veja quais são eles

De acordo com o site Worldometers, a população mundial já ultrapassou a marca dos 7,2 bilhões de habitantes. Curiosamente, segundo Conrad Hackett do Pew Research Center, metade de toda essa gente se concentra em apenas seis países, e entre eles figura o nosso gigante Brasil.

Ainda de acordo com Conrad, de 1950 até 2010, a população mundial praticamente triplicou. Contudo, as projeções atuais indicam que nas próximas décadas a velocidade de crescimento deve diminuir bastante, e que a população mundial em 2050 deverá ser de aproximadamente 9,6 bilhões de habitantes
Essa lista de países inclui a China, com aproximadamente 1,4 bilhão de habitantes, seguida pela Índia com quase 1,3 bilhão, os EUA, com uma população superior a 323 milhões, a Indonésia com mais de 253 milhões, depois o Brasil, com mais de 202 milhões e, por último, o Paquistão, com mais de 186 milhões de habitantes. Em outras palavras, as nações que ocupam a 3ª, 4ª, 5ª e 6ª colocação somam, juntas, menos de 1 bilhão de habitantes. Confira o mapa:

A título de curiosidade, nós aqui do Mega Curioso queríamos averiguar quantos países existem no mundo — para complementar as informações do artigo acima, para apresentar um termo de comparação —, e descobrimos que a resposta a essa questão não é tão simples assim de responder! Segundo o siteWorldatlas, existem várias fontes com esse número, e existem disparidades entre delas.
Assim, enquanto o Departamento de Estado dos EUA considera que existem 194 países no mundo, por exemplo, a ONU reconhece a existência de 193 países (até o ano de 2013), embora algumas vezes esse número varie para 194 e até 195, caso o Vaticano e os territórios palestinos sejam considerados.
Além disso, se Taiwan for considerada como independente da China, então o número pode subir para 196. Por último, o pessoal do Worldometers — que foi a fonte que consultamos para obter o número da população mundial e conferir o número de habitantes dos seis países mais populosos —, contabiliza dados de um total 232 países, sendo que 32 dessas nações contam com menos de 90 mil habitantes

Comentários