Pesquisa confirma que olhar de 'coitadinho' dos cães é intencional


Segundo estudo, os cachorros desenvolveram essa técnica em resposta à nossa preferência por feições infantis

A gente já desconfiava, mas agora a ciência comprovou: aquele olhar de 'coitadinho' que os cães fazem sempre que aprontam ou querem alguma coisa é mesmo intencional. A conclusão é de um estudo feito pela Universidade de Portsmouth, na Inglaterra. 

Os pesquisadores descobriram que os cães que levantam a parte interna de suas sobrancelhas para fazer  com que seus olhos pareçam maiores - mais conhecida como 'cara de dó' - são escolhidos para adoção ou compra com maior facilidade do que os demais. A explicação, segundo o estudo, é que os cães desenvolveram essa técnica em resposta à nossa preferência por feições infantis. 

Para realizar a pesquisa, a universidade desenvolveu uma nova ferramenta chamada DogFACS, que foi usada para analisar as expressões faciais caninas. Foram testados 27 cachorros que estavam em abrigos. Os pesquisadores estudaram todos os movimentos dos músculos faciais desses cães no momento em que alguma pessoa estava na frente deles. 

Durante o contato, a ferramenta contava a quantidade de vezes que os cachorros faziam a famosa expressão de coitadinho. Resultado: quanto mais apelavam para o recurso facial, mais derretiam o coração dos humanos que participavam da pesquisa. (Fonte: Daily Mail / Portal Dog)

Comentários