Paraná tem rios e cachoeiras deslumbrantes; programe sua viagem e fuja do calor!


Divulgação - Salto São Francisco
Salto São Francisco
O primavera ainda não acabou, mas com o tempo seco e os dias cada vez mais quentes, os fins de semana dentro de casa podem se tornar sufocantes. E para espantar o calor, nada melhor do que um rio, de preferência com cachoeiras. Seja para nadar, se refrescar ou curtir esportes de aventura, como rappel ou boiacross, os rios são sempre um convite ao relaxamento. 

Diversas regiões do Paraná estão repletas de cachoeiras, saltos e belas paisagens. No Estado se localizam inclusive duas das maiores cachoeiras do Brasil: o Salto São Francisco, em Prudentópolis, e a Garganta do Diabo, uma queda com com mais de 70 metros e um grande fluxo de água, que faz parte das Cataratas do Iguaçu. 



Salto São Francisco (Prudentópolis/Guarapuava) - Maior queda d'água do sul do Brasil, o Salto São Francisco atinge uma altura de 196 metros, criando um panorama incrível. 

Divulgação - Salto São Francisco
Salto São Francisco

Este salto fica na divisa entre Guarapuava e Prudentópolis, cidade conhecida como a terra das cachoeiras gigantes. Para conseguir a melhor vista da cachoeira os turistas precisam chegar ao Parque Municipal São Francisco de Esperança e andar pelas trilhas que conduzem até o local. 
A queda se encontra no centro de um belíssimo canyon, coberto de vegetação e imponentes pinheiros araucária. Prudentópolis tem mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que várias possuem mais de cem metros de altura. A região é propícia para contemplar a natureza, praticar turismo de aventura e relaxar, além de possuir toda infraestrutura para receber os visitantes. O Santo São Francisco fica no Centro-Sul do Estado, a 340 km de Londrina. 

Trilha das Cachoeiras (Sengés) - Contemplada por riquezas naturais belíssimas, Sengés oferece aos turistas rios, riachos, corredeiras, cascatas e belas quedas d'águas de águas límpidas, que formam lagos e represas. Cannyons, vales, grutas e florestas completam a paisagem. Na região está a Trilha das Cachoeiras, com quedas muitas apropriadas para banho e outras para a prática de rappel. 


Divulgação - Cachoeira dos Veadinhos
Cachoeira dos Veadinhos

A trilha tem 14 quilômetros e inclui cachoeiras que vão pontuando o rio Lajeado Grande: Cachoeira da Cabeceira (com 35 metros de altura), Cachoeira do Postinho, Cachoeira dos Veadinhos, Cachoeira dos Bugres (20 metros de altura), Cachoeira do Lajeadão (20 metros) - com uma interminável quantidade de piscinas naturais, e finalmente a Cascata do Poço Fundo, trecho final desta inesquecível caminhada "hídrica". Localizada ao Nordeste do Paraná, no Vale do Itararé, Sengés fica a cerca de três horas de Londrina (260 km). 




Divulgação - Cachoeira do Corisco


Cachoeira do Corisco - Também em Sengés, quase na desembocadura do rio Capivari sobre o rio Itararé, está a Cachoeira do Corisco com aproximadamente 98 metros. A queda fica no final do Canyon Bonsucesso e oferece um bonito espetáculo ao precipitar suas águas cristalinas sobre um lajeado escuro, proporcionando um contraste surpreendente. Localiza-se à 12 km da PR-239. 

Divulgação
Divulgação - Estância Barão do Rio Branco
Estância Barão do Rio Branco


Salto das orquídeas (Sapopema) - Localizada a 121 km de Londrina, o Salto das Orquídeas faz parte do rio Lageado Liso, que ainda tem outras lindas quedas d'água. O salto é de fácil acesso, devido ao calçamento de pedras irregulares, e muito frequentado no verão. Fica a 4 km do centro de Sapopena, no Norte Pioneiro. 

Cachoeiras de Tamarana - A cidade de Tamarana (62 km ao Sul de Londrina), abriga belezas naturais que muitos norte-paranaenses desconhecem, ou nem mesmo imaginam. Nesta rota está a Estância Barão do Rio Branco, uma propriedade de 20 alqueires com muita sombra e água fresca. O local possui quatro quedas d'água, sendo que duas formam cachoeiras com até 40 metros de altura, ideal para quem curte escalada e rapel. A mata é nativa tem espécies de pinus, gabiroba, angico e ipês roxos e amarelos. A Barão do Rio Branco fica aproximadamente a 26 km de Tamarana. 


Divulgação - Estância Cachoeira
Estância Cachoeira
Ainda em Tamarana (a 2 km do centro, no KM 58 da Estrada do Candiró), está a Estância Cachoeira, um local perfeito para passar o dia ou o fim de semana em contato com a natureza. 

O lugar oferece diversas atrações, com destaque para as lindas cachoeiras nas corredeiras no rio Apucaraninha, com uma ponte pênsil de 70 metros para atravessá-lo de um lado a outro e mirante no meio do rio. Isso sem falar da mata virgem, mina d-água, bosque de araucárias, represa, auditório ao ar livre e roda d-água, que encantam os visitantes.

Comentários