Sete ideias criativas para reaproveitar objetos que você não usa mais


Reprodução



Alguma vez você já se cansou da decoração da sua casa ou de um determinado cômodo em especial? Você já até pensou em mudar, mas no momento não há tempo nem dinheiro para uma transformação, certo? Calma. Se você fizer um estilo mais moderno e simplista, cheio de personalidade, alguns improvisos e adaptações podem ser a solução para o seu problema. 

O reaproveitamento de objetos é um coringa da decoração há muito tempo, mas boas ideias nunca são demais. Por isso confira sete sugestões criativas para repaginar e utilizar velhos itens na decoração da sua casa: 

1. Escada e caixotes 


Reprodução
Reprodução


As escadas de madeira já foram muito utilizadas e costumavam ser mais populares. Com o tempo, as ferramentas foram sendo aprimoradas e a madeira - que tem uma vida útil reduzida, neste caso, passou a dar lugar à materiais mais resistentes, como o aço. Então, se você tem uma escada de madeira que já não utiliza mais e só serve para ocupar espaço, dê uma utilidade à ela. No banheiro, por exemplo, ela pode servir como suporte de toalhas. 

Escadas velhas podem virar artigos de decoração 

Já os caixotes de madeira podem ser utilizados como pequenos "armários", nichos, para guardar itens de uso contínuo no banheiro, como rolos de papel higiênico. 

2. Pregadores de roupa 

Reprodução
Reprodução


Estes não são exatamente itens que você não usa mais, mas por serem baratos e fáceis de encontrar, rendem ideias criativas e econômicas. Para utilizá-los você precisará de um pouco de tempo, paciência e habilidade para trabalhos manuais. Mas o esforço compensa, pois o resultado é muito criativo e diferente, como nesta luminária feita de pregadores de roupa. O efeito fica superlegal. 

3. Banquinhos 

Reprodução
Reprodução


Os bancos de madeira são unanimidade para muita gente. Normalmente, quem gosta de receber os amigos e a família conta com vários em casa. Neste caso, a madeira é bem mais resistente que o plástico, por exemplo, mas - infelizmente - não é isenta da ação do tempo: alguns banquinhos perdem as pernas, outros perdem o assento... A ideia é reunir o que sobrou de um e o que sobrou de outro e fazer uma peça totalmente nova, sem muito apelo para a sofisticação, mas sim para a simplicidade, descontração e criatividade. 

4. Pallets 

Reprodução
Reprodução


Os pallets já entraram no mundo da decoração há algum tempo e são uma ótima opção para quem quer um móvel simples na sala de estar, por exemplo. Mas para quem quer um pouco mais de sofisticação, a sugestão é a aplicação de um tampão de vidro por cima do objeto. O vidro dá um ar mais elegante à peça e faz com que ela possa "conversar" com o restante da decoração e tipos de móveis mais finos. 

Seis ideias criativas para transformar pallets em camas e sofás 

5. Pneu 

Reprodução
Reprodução


Essa sugestão é para os mais modernos e despojados, que têm na decoração da casa um retrato de sua personalidade divertida. Pneus já sem uso podem, facilmente, serem cortados e pintados para servir de revisteiro, basta colocar um apoio. A cor pode variar: pode ir de encontro à decoração já existente na casa ou destoar totalmente do que já se tem no ambiente; o gosto pessoal é o que manda neste momento. 

6. Caixotes de madeira 

Reprodução
Reprodução


Os grandes caixotes de madeira, muito utilizados nas feiras livres, também já entraram no universo decorativo há algum tempo. Em sua cor natural ou pintados, os caixotes podem se transformar em peças totalmente novas e modernas para a cozinha, o banheiro, o quarto, a garagem... Basta utilizar a imaginação. Os caixotes podem tanto apenas decorar, quanto decorar e serem funcionais. 

Dez dicas para usar caixotes de madeira na decoração 

7. Canetas 

Reprodução
Reprodução


Para colocar essa ideia em prática é preciso escrever muito, ter muitos filhos que vão ao colégio ou comprar muitas canetas - que é o jeito mais fácil. De uma forma ou de outra, estes pequenos objetos dão um efeito muito elegante no que seria um lustre comum. Basta encontrar bases arredondadas e pregar suas canetas em volta. O resultado é um lustre diferente de qualquer outro que você já tenha visto.(Fonte: Design Culture)

Comentários