Natal Luz promete novidades e decoração ainda mais grandiosa em Gramado

Divulgação/Cleiton Thiele/SerraPress

A 29ª edição do Natal Luz de Gramado, que inicia no dia 30 de outubro e vai até o dia 11 de janeiro do próximo ano promete várias novidades, entre elas a ampliação da decoração natalina da cidade e as mudanças de roteiros nos espetáculos Nativitaten, Fantástica Fábrica de Natal, Grande Desfile de Natal e Natalis, os mais conhecidos da extensa programação. 

A partir deste ano, a direção artística do Natal Luz passa a ser de Voltaire Danckwardt, que conta com o apoio de Gilberto Perin na direção do Nativitaten, de Luís Artur Nunes na direção do Grande Desfile e na Fantástica Fábrica de Natal, e Sérgio Korsakoff na condução do Natalis. A direção musical dos espetáculos é do maestro Antônio Borges Cunha e do compositor Vagner Cunha. 



O Nativitaten, espetáculo mais tradicional do Natal Luz de Gramado, terá uma trilha musical totalmente renovada, com a presença de cinco solistas nas balsas colocadas estrategicamente no Lago Joaquina Rita Bier. "Vamos resgatar a religiosidade", afirma Voltaire Danckwardt. 

Outra alteração será o roteiro da Fantástica Fábrica de Natal, com roteiro e músicas totalmente renovados. "O palco também terá uma novidade para interagir melhor com o público e vai entrar em torno de 13 metros para dentro da platéia", conta o diretor. 

Divulgação/Cleiton Thiele/SerraPress


O Grande Desfile de Natal terá mudanças no roteiro e no local de apresentação. Serão 11 carros alegóricos e várias composições para cada trecho do desfile, que acontecerá em uma pista especialmente construída no ExpoGramado. O espetáculo contará com 393 figurantes - todos gramadenses, um recorde na história do espetáculo. Além disso, a capacidade de público aumentará de 3,2 mil para 4,2 mil, que ficarão totalmente abrigados em caso de chuva. Também haverá um espaço VIP, o Tapete Vermelho, que já era utilizado em outros espetáculos do Natal Luz. 

"Com a mudança de local do desfile, vamos ganhar na mobilidade urbana e acessibilidade", comenta João Pedro Till, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do Natal Luz. "O simples fato de não trancarmos a Avenida das Hortênsias, permitirá a liberação mais fácil do acesso ao Hospital São Miguel e dos turistas ao comércio", complementa. 

Divulgação/Cleiton Thiele/SerraPress
Divulgação/Cleiton Thiele/SerraPress


O Natalis conta este ano com 17 apresentações no Lago Joaquina Rita Bier. O espetáculo que conta a história da celebração do nascimento de Jesus Cristo terá novamente a voz de Cid Moreira na narrativa; tudo realizado em gigantescas telas de água com dimensões de até 200 m² de área de projeção, reunindo extraordinários efeitos sonoros, luminosos, com águas dançantes e fogos sincronizados. 

Quem visitar Gramado durante os dias do Natal Luz encontrará também outros espetáculos, como os que acontecerão na Rua Coberta, na Igreja Matriz São Pedro e no Palácio dos Festivais, onde haverá apresentações do filme "As Aventuras de Noel", em 4D. 

Divulgação/Cleiton Thiele/SerraPress
Divulgação/Cleiton Thiele/SerraPress


Outra novidade é a realização da Feira Natalina na área do ExpoGramado. Ali, junto aos prédios utilizados pela Festa da Colônia, haverá a Casa do Papai Noel e a apresentação de espetáculos com artistas locais. Durante o período de Natal, cerca de 1,5 milhão de pessoas visitam a Gramado, dos quais, cerca de 300 mil assistem aos seus espetáculos. O que poucos sabem é que o evento é preparado durante o ano todo, movimentando mais de 300 pessoas, entre coordenadores, administradores, produtores, iluminadores, técnicos em sonorização, artistas plásticos, diretores e atores. 

Para este ano, a previsão é de um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Até o final de agosto, 67 mil ingressos já haviam sido comercializados pelas agências de viagem e através da internet. 

Divulgação/Cleiton Thiele/SerraPress
Divulgação/Cleiton Thiele/SerraPress


Espetáculos gratuitos 

A 29ª edição do evento terá ainda outro diferencial: são 472 apresentações sem nenhum custo para o público presente. Trata-se de um aumento de 83 espetáculos gratuitos em relação ao ano anterior e de 112 a mais em relação à edição de 2012. 

O Natal Luz de Gramado é uma promoção e realização da Gramadotur. Mais informações e a lista completa de atrações estão disponíveis no site: www.natalluzdegramado.com.br. Os ingressos estão sendo vendidos através do site: www.blueticket.com.br

Divulgação/Cleiton Thiele/SerraPress
Divulgação/Cleiton Thiele/SerraPress

Comentários