sábado, 13 de setembro de 2014

ideia criativa para reaproveitar latas na decoração


Reaproveitar objetos é uma tendência na decoração moderna; itens que antes iriam para o lixo, agora, depois de repaginados, podem transformar totalmente um espaço comum em um ambiente personalizado e diferente. 

Como fazer 


Nichos para banheiro 


Você precisará de: 

- Uma lata (ou mais, quantas você tiver e quiser); 
- Tinta latex PVA ou tinta acrílica; 
- Tecido estampado de sua preferência; 
- Cola quente; 
- Papel contact; 
- Termolina leitosa; 
- Viés, o quanto baste para cobrir as extremidades de todas as latas; 
- Uma (ou mais) placa de MDF. 

1. Pinte a lata escolhida (pode ser tinta, de alimentos ou outro tipo que você tiver em casa) com a cor que quiser (tinta latex PVA); caso queira, substitua (ou acrescente uma camada) por tinta acrílica - que é mais lavável. Você pode ainda, parar por aqui, se não quiser decorar a lata e fazê-la apenas de uma cor só. 

2. Para quem deseja uma lata mais elaborada, decore-a como quiser. Neste caso foi usado um tecido com temas florais, mas você pode escolher o tema que mais lhe agrada, como bolinhas, listras ou até uma cor só, lisa. Recorte a parte da estampa que você deseja e cole na lata com cola quente ou cubra ela toda com o tecido (neste caso, não há necessidade de passar mão de tinta). Para preservar a lata, cubra-a com papel contact. 

3. Para o acabamento ficar mais bonito, utilize viés com largura entre 10 e 20 mm na extremidade superior das latas. Para isso, some os diâmetros das latas que você vai decorar e compre um comprimento um pouquinho maior, afinal, melhor sobrar do que faltar. 

4. Está quase pronto! Como é um painel para banheiro, todos nós sabemos que esse ambiente possui bastante umidade, então é interessante aplicar várias demãos de termolina leitosa e deixar secar, tornando sua peça lavável e mais resistente. Na decoração, as latas podem ser pregadas diretamente na parede ou sobre uma placa de MDF, você decide o que melhor convir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EstampsCamisetas