quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Descubra qual a técnica indicada para congelar diferentes tipos de frutas


Que tal poder saborear a sua fruta preferida em qualquer época, e não apenas na sua safra? O segredo é congelar! Com a técnica certa, você pode usá-las para fazer sucos, doces e recheios durante o ano todo. Mas, para conservar sabor, cor, textura e nutrientes, mesmo em baixíssimas temperaturas, é importante seguir alguns passos. 



Primeiro, você deve escolher frutas firmes e maduras, sem marcas ou machucados aparentes. Depois, é preciso lavá-las em água gelada, retirando cabinhos e folhas. Na sequência, você vai prepará-las para o congelamento. Veja quatro boas possibilidades: 


Frutas com açúcar - Coloque as frutas lavadas em um recipiente e polvilhe o açúcar. Espere até que ele se dissolva. Em seguida, tampe a vasilha e leve ao congelador. 

Frutas em calda - Em uma panela, junte água e açúcar em proporções iguais. Leve ao fogo e deixe ferver. Para as frutas que escurecem facilmente, como a maçã e a pera, acrescente uma colher (sopa) de suco de limão. Coloque as frutas em um recipiente e cubra com a calda. Quando esfriarem, tampe a embalagem e congele. 

Frutas in natura - Depois de lavadas e secas, retire o caroço e embale-as em sacos plásticos bem limpos e fechados, apropriados para congelamento, e leve ao freezer. 

Frutas em polpa ou purê - Descasque-as, retire as sementes e bata no liquidificador. Para as frutas que escurecem, junte uma colher (sopa) de suco de limão e, se necessário, acrescente um pouco de água. Coloque a polpa em forminhas de gelo, porém sem enchê-las, pois o líquido se expande durante o congelamento. 

Cuidados para conservar o sabor, a cor e a textura 

Abacaxi - Retire a casca, corte em fatias e congele, envolvendo os pedaços em açúcar ou preparando a fruta em forma de calda. 

Acerola - Lave e congele inteira, ao natural. 

Amora, morango, framboesa - Como são pequenas, não precisam ser picadas antes de ir ao freezer. Congele-as ao natural, em calda ou com açúcar. 

Coco - Descasque e congele, em pedaços ou ralado, ao natural. 

Figo - Lave e congele em calda. 

Goiaba - Em calda, sem as sementes. 

Jabuticaba - Depois de lavada, congele a fruta inteira, ao natural. 

Laranja e limão - Retire a casca e a película e congele. 

Maçã - Retire a casca e as sementes e corte em fatias. Regue com suco de limão e congele. 

Manga - Descasque e congele ao natural ou em forma de purê. 

Maracujá - Bata ligeiramente, coe as sementes e congele o suco. 

Dicas espertas 

 Para congelar frutas pequenas inteiras, como morango e acerola, coloque-as lado a lado em uma travessa, limpas e secas. Depois de congeladas, passe-as para sacos plásticos bem fechados. 

 As frutas duram cerca de seis meses no congelador. 

 Descongele-as em temperatura ambiente ou sob água corrente (na embalagem). (Fonte: Sadia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EstampsCamisetas