Você sabe qual é a maior igreja católica do planeta?


A Basílica Nossa Senhora da Paz, em Yamoussoukro, foi construída no final de um período de apenas de algumas décadas atrás, quando a Costa do Marfim estava competindo com outras nações africanas recém-independentes para se tornar a potência cultural e econômica do continente.



Para ter uma ideia da imensidão do local, a basílica é suportada por 84 colunas gigantes, sendo que cada uma tem 34 metros de altura.

E o restante dos números é igualmente impressionante: entre julho de 1986 e setembro de 1989, 1.100 trabalhadores limparam cerca de 700 mil metros quadrados de plantação de coqueiros, revestindo o espaço estimado de cerca de 13 campos de futebol com mármore europeu (e o restante em jardins) e erguendo uma estrutura de quase 160 metros de altura, que pode acomodar sete mil fiéis em seu interior e 200 mil em todo o seu complexo.



No entanto, existe algo ainda mais interessante na história dessa igreja: qual foi o seu custo total. Apesar de estimativas independentes atrelarem o preço em cerca de 300 milhões de dólares, o então presidente Félix Houphouët-Boigny preferiu guardar segredo sobre o valor, preferindo referir-se à construção como um “presente de Deus” (provavelmente com a ajuda de sua enorme fortuna pessoal vinda do cacau).


"A maioria das pessoas acredita que o dinheiro tenha vindo em sua maior parte do tesouro nacional público", disse Tom Bassett, um geógrafo e historiador sobre a Costa do Marfim da Universidade de Illinois, ao Mother Jones. Tanto que ele também afirmou que a igreja também é chamada de “Nossa Senhora do Tesouro".


De acordo com um pedido do Papa João Paulo II, que disse que não iria consagrar a construção de outra forma, a cúpula foi feito um pouco menor do que a da Basílica de São Pedro, em Roma.


Mas a adição de uma cruz no topo da cúpula imponente deixou a altura da igreja acima de sua contraparte italiana.

Comentários