O Expresso Trans-siberiano do Oriente - a maior viagem ferroviária do mundo



Atravessando continentes e fusos horários, estendendo-se durante quase meio planeta, o Expresso Trans-Siberiano do Oriente permanece como um dos mais clássicos caminhos-de-ferro do mundo.


Não são apenas os entusiastas a saberem, mas o Expresso Trans-siberiano do Oriente, a maior viagem ferroviária do mundo, liga o mar Báltico ao Oceano Pacífico. Atravessa o coração da Rússia, seguindo a rota dos povos da Rússia do leste nos séculos XVI e XVII, num corredor de oportunidades e exploração através das terras do Volga, das montanhas a Sul dos Urais, entre a taiga e as montanhas a sul da Sibéria, até finalmente alcançar o Oceano Pacífico em Vladivostok. 


A viagem é um clássico mundial e oferece, literalmente, uma oportunidade única de apreciar as paisagens russas e o carácter indomável do seu povo.



Deixando S.Petersburgo, a viagem para Moscovo através dos campos e florestas demora menos de um dia, naquela que é a parte mais rápida de toda a viagem. Moscovo, a capital da Rússia, concentra os seus maiores marcos na Praça Vermelha: o Kremlin, a Catedral de S. Basílio e hoje o Macdonald's e a Pizza Hut.

Pode visitá-los no dia anterior ao embarque no comboio que o levará até aos confins da terra, porque Moscovo fica no centro da enorme rede ferroviária russa.

Após a partida de Moscovo, o Expresso Trans-Siberiano só se imobiliza para mudar de locomotiva, reabastecer de comida e água, ou para saírem e entrarem passageiros.

Pode sair do comboio nestas paragens para esticar as pernas, esticar as pernas, experimentar a comida local ou simplesmente falar com os russos. O tempo destas paragens varia entre uns minutos até mais de meia hora.

O revisor da sua carruagem, chamadoprovodnik (se for homem) ou provodnitsan (se for mulher), informá-lo-á do tempo previsto de paragem e estará atento a si quando o comboio iniciar a marcha.

Como a maioria dos comboios que seguem nesta linha férrea, é possível interromper a sua viagem e ficar durante uns dias, por exemplo, em Ekaterinburg, local onde o úlimo czar e a sua família foram assassinados pelos bolcheviques, Irktutsk, no Lago Baikal, ou Novosibirsk (Nova Sibéria), a maior cidade da Sibéria.
Este expresso tem cerca de 20m carruagens mais a carruagem-restaurante.
Embora básicas, são confortáveis , com beliches e camas. Poderá sentir-se um pouco apertado nestes compartimentos de quatro lugares, como são os de segunda classe. Em primeira classe são apenas duas camas.

De manhã, provavelmente terá que esperar pela sua vez para aceder às duas casas de banho. No final de cada carruagem está disponível ima pequena caldeira que fornece água quente 24 horas por dia. Por vezes, a comida disponível na carruagem-restaurante deixa um pouco a desejar, tem pouco sabor mas também não é cara.

Existem mais de 800 estações entre Moscovo e Vladivostok, a maioria muito pequenas e simples, mas cada uma delas com a sua personalidade própria. Em cada estação existem vendedores de comida. Senhoras velhinhas (chamadas babushkas ou avós) vendem salsichas tipo salame com batatas cozidas cobertas com salada de cebolas caseiras. Outras vendem gelados, pão, peixe, bolachas, cerveja, refrescos e a bebida nacional, a vodca.

Fonte : postaisdeviagem

Comentários