Conheça cinco benefícios surpreendentes do alho para a saúde



Reprodução


O alho é um dos alimentos do tipo "ame ou odeie". Enquanto muitas pessoas não o dispensam para temperar os pratos, outras torcem o nariz para o odor e sabor marcante desse vegetal. O que poucas pessoas sabem é que o alho carrega uma série de propriedades importantes para a saúde e que ele ajuda a controlar problemas e doenças no organismo. Conheça os principais benefícios desse tempero: 




Saúde do coração

Para quem precisa cuidar melhor da saúde cardiovascular, o alho pode ser um excelente aliado. Os hipertensos, por exemplo, podem contar com esse alimento como uma das opções para ajudar controlar a pressão alta. Além disso, o consumo frequente desse tempero provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, o que aumenta o seu diâmetro e, consequentemente, melhora a circulação sanguínea. 


Alimento detox


Para quem quer montar um cardápio detox, o alho é um item muito importante. Ele ajuda a purificar o sangue, atua a diminuição do colesterol e favorece a eliminação de resíduos tóxicos. 


Antioxidante poderoso



Rico em selênio, elementos fortemente antioxidantes, o alho é um ótimo remédio natural para o sistema imunológico. Além disso, o alimento também é rico em vitamina C, outro poderoso antioxidante, que ajuda a combater infecções. As vitaminas do complexo B presentes nesse vegetal, também o tornam uma boa opção para aliviar o stress e o cansaço excessivo. 



Anti-inflamatório e bactericida



A alicina, substância bactericida presente no alho e uma das responsáveis pelo odor característico, faziam do alho um alimento utilizado para tratar doenças infecciosas antigamente. Essa propriedade é benéfica para fortalecer a saúde dos pulmões e para aliviar os sintomas de gripes e resfriados. 



Contra a queda de cabelo


A queda de cabelo pode ter diversas causas e uma delas é a falta de nutrientes importantes para fortalecer os fios. Um delas é a alicina, encontrada no alho. Por isso, o alimento pode ser utilizado como tratamento natural para perda de cabelo. (Fonte: Outra Medicina)


Comentários