Destinos Religiosos - Juazeiro do Norte



Juazeiro do Norte é um dos principais destinos religiosos brasileiros, graças à figura do popular Padre Cícero. 


A popularidade do município vem do início do século 20, quando o padre – depois responsável pela emancipação da vila – teria feito um milagre: durante uma missa, teria dado a uma beata uma hóstia que teria se transformado em sangue. 

A história se espalhou pelo nordeste, atraindo seguidores e aumentando a popularidade do líder. O ocorrido ainda permanece sem explicação

Milhares de fiéis visitam Juazeiro do Norte ao longo do ano, seja para pagar promessas ou apenas rezar pela memória de Padre Cícero, o maior mito da religiosidade nordestina. O movimento é grande nos dias 24 de março e 20 de julho, datas de nascimento e morte do religioso; e também no mês de setembro, quando acontece a Festa de Nossa Senhora das Dores.

Nenhum evento, porém, supera o Dia do Romeiro, comemorado em primeiro de novembro com missas, procissões e "aceno de chapéus de palha", uma recriação coletiva do gesto com que o padre saudava o povo.

O cartão-postal da cidade é a estátua de "Padim Ciço", com 25 metros de altura. Instalada na Colina do Horto, oferece vista panorâmica e abriga uma capela e um museu onde estão expostos objetos pessoais, pinturas e fotos do religioso. 

O roteiro dos peregrinos inclui ainda o santuário do Coração de Jesus, a matriz de Nossa Senhora das Dores e a capela do Perpétuo Socorro, onde o padre está enterrado.

Fonte:
http://www.feriasbrasil.com.br/ce/juazeirodonorte/
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-44--2-20140603&tit=conheca+as+12+cidades+favoritas+dos+peregrinos+pelo+mundo

Comentários