O maior deseto da Europa - Deserto de Tabernas

Deserto de Tabernas é considerado um dos raros semidesertos da Europa (a Europa não contém desertos no sentido rigoroso do termo).1 Está localizado na província de Almería (Andaluzia, Espanha), a uns 30 km a norte da capital provincial, Almería, nos limites municipais de Tabernas, Gádor, Santa Cruz, Alboloduy e Gérgal. Está protegido comoParque Natural numa área de 280 km².

A sua posição entre a Serra de los Filabres a norte e Serra Alhamilla a sueste isola-o das correntes húmidas do mar Mediterrâneo, que fica próximo. É uma zona de pouca chuva, como o restante levante da península Ibérica, com precipitação de apenas 243 mm. Juntamente com as altas temperaturas médias ao longo de todo o ano (17 °C) e um dos maiores níveis de horas de sol possíveis (3000 h/ano), forma-se o clima seco que dá lugar a este verdadeiro deserto. Todas estas características são ainda agravadas pelos efeitos do vento Föhn.
Gralha-de-nuca-cinzenta, fauna do deserto de Tabernas.


As poucas chuvas costumam ser torrenciais, e assim o pobre solo de margas e arenitos sedimentares tem pouca vegetação e não consegue reter humidade.


O deserto de Tabernas, pela semelhança com os desertos da América do Norte, foi utilizado desde a década de 1950 até à década de 1980 para filmagens de muitas cenas dos denominados western spaghetti, coproduções hispano-italianas de westerns.

Como os filmes de Sergio Leone, com a mítica trilogia com Clint Eastwood (Por um Punhado de Dólares,1Por Mais Alguns Dólares e O Bom, o Mau e o Vilão/Três Homens em Conflito, bem como o magistral Aconteceu no Oeste/Era uma Vez no Oeste, protagonizado por Henry Fonda,Charles Bronson, Jason Robards e Claudia Cardinale. Também no deserto de Tabernas foi rodada parte do filme "Red Sun" de Terence Young (1971), com Charles Bronson eToshiro Mifune.
Além de westerns, no deserto de Tabernas foi cenário de muitos filmes de outros géneros, como por exemplo Lawrence da Arábia (1962), Cleópatra (1963), Patton (1970), Conan, o Bárbaro (1982) ou Indiana Jones e a Última Cruzada (1989).


Fonte: Wikipédia

Comentários