O Farol do Calcanhar ou Farol de Touros é o maior farol do Brasil.


Estando situado no município de Touros, a 96 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. O farol está estrategicamente colocado numa região onde o litoral brasileiro faz um ângulo agudo, a chamada "esquina do continente". Tem 62 metros de altura e 298 degraus.

Foi, à data da sua construção, o segundo maior farol do mundo em concreto, devendo ser nos tempos atuais o sexto maior nesse material, estando incluído nos 26 maiores do mundo.É uma torre cilíndrica em concreto armado com quatro gigantes laterais de reforço e lanterna. Pintada com faixas horizontais brancas e pretas. Vários edifícios térreos anexos
Localização

História



1º farol




A construção teve início no dia 8 de abril de 1912,pelo mecânico Raimundo Soares Pereira  21 de dezembro de 1912 foi  a sua inauguração seu alcance luminoso era de 25 milhas em tempo claro. Aparelho de quarta ordem, pequeno modelo, com flutuador de mercúrio, servido por uma lâmpada de reservatório inferior, de duas mechas.

Em vista das constantes reclamações dos navegantes à Diretoria responsável, foi determinada pelo Exmº Sr. Almirante Américo Basílio Silvado, Superintendente de Navegação, no ano de 1927, a transformação do Farol para o sistema AGA 

2º farol

Em junho de 1937, , foi inaugurado o novo Farol aeromarítimo, com alcance de 25 milhas. Sua construção era de ferro, com 52 metros de altura, altitude de foco de 57 metros, todo pintado de roxo-terra. Aparelho de luz AGA, exibindo luz branca com as seguintes características: B. 0,3 seg. ; Ecl. 9,7 seg.

Farol atual

Em 1941 foi dado início ao novo Farol, de concreto armado, com 62 metros de altura, inauguração do novo Farol teve lugar no dia 10 de novembro de 1943, cujo acendimento foi comandado pelo rádio do novo Farol após um sinal do Presidente da República, que se encontrava no salão de festas do Ministério da Marinha. Alcance luminoso 34,5 e alcance geográfico de 22 milhas.
Visitação

O passeio é feito somente aos domingos, quando a Marinha do Brasil abre o Farol do Calcanhar à visitação.

Custo do passeio: R$ 150,00 (duração de cerca de 3h)




Fonte wikipedia e
www.pousadaalberguedajangada.com/novidades/passeios/item/23-farol-do-calcanhar.html

Comentários