Indispensável para a maioria dos brasileiros, o
arroz fica ainda mais saudável na sua versão vitaminada. Sim, existe uma
variante reforçada com mais nutrientes. As substâncias são adicionadas a uma
base de farinha de arroz, que é, por sua vez, modelada em formato de grãos. Eles
são então misturados aos tipos convencionais do cereal, sem diferença de sabor, aroma e textura.
A
chegada do produto ao ao Brasil é uma iniciativa da Gain, filiada às Nações
Unidas, e da Path, instituição voltada para a saúde mundial, cujo diretor
globalPeiman Milani.explica que é preciso levar em consideração que a
inovação fornece cerca de um terço da quantidade diária recomendada de vitaminas
e minerais, como ferro, ácido fólico, zinco e tiamina, em porções de 50g.
"Apesar de ser em média 10% mais caro, é um excelente ‘investimento’. Ele permite que as pessoas fortaleçam sua
nutrição por meio de um alimento que comem diariamente. Além disso, estudos
demostram a redução de deficiências de micronutrientes e a conservação dos
teores nutricionais por mais tempo", diz.
Qualidades de cada
um
A pergunta que fica é: até que ponto o arroz branco, integral e
vitaminado são diferentes? Veja abaixo seus principais benefícios:
Branco - Rico em carboidrato, principal fonte energética para o
organismo.
Integral - Suas fibras auxiliam no bom funcionamento
do intestino e previnem doenças cardiovasculares, enquanto o complexo B regula o
sistema nervoso, favorece o crescimento, contribui para a saúde da pele e
melhora o ciclo do aparelho digestivo.
Vitaminado - o ferro,
fundamental para a constituição da hemoglobina e prevenção da anemia, o zinco,
presente em inúmeras enzimas, a vitamina B1, que atua no metabolismo de
carboidratos, proteínas e lipídios, e o ácido fólico, participante da formação
de células e do sistema nervoso central, fazem parte da composição.
As
marcas de arroz fortificado recebem a chancela da Abiarroz
Onde
encontrar
A primeira beneficiadora a lançar uma marca de arroz com o
selo de Arroz Vitaminado foi a marca Urbano, que já comercializa o produto em
supermercados de diversas regiões do País. A Josapar também investiu na ideia e
lançou o Tio João +Vita. As marcas de arroz fortificado recebem a chancela da
Abiarroz.
A tendência é que outras beneficiadoras e varejistas passem a
produzir o arroz fortificado, já que o produto tem o poder de prevenir casos de
fome oculta. Como o nome sugere, ela é a falta de nutrientes e vitaminas em
pessoas que, apesar de se alimentaram, necessitam de uma reposição nutricional.
Fonte:bonde
Fonte:bonde
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