Arroz Vitaminado? Produto tem o mesmo sabor e muito mais nutrientes

Reprodução

Indispensável para a maioria dos brasileiros, o arroz fica ainda mais saudável na sua versão vitaminada. Sim, existe uma variante reforçada com mais nutrientes. As substâncias são adicionadas a uma base de farinha de arroz, que é, por sua vez, modelada em formato de grãos. Eles são então misturados aos tipos convencionais do cereal, sem diferença de sabor, aroma e textura. 



Outra vantagem é que o preparo não muda. Você pode cozinhar como está habituada e levar à mesa, por exemplo, um delicioso "arroz" , "refrescante" ou cremoso com maionese, entre outras receitas imperdíveis. 


A chegada do produto ao ao Brasil é uma iniciativa da Gain, filiada às Nações Unidas, e da Path, instituição voltada para a saúde mundial, cujo diretor globalPeiman Milani.explica que é preciso levar em consideração que a inovação fornece cerca de um terço da quantidade diária recomendada de vitaminas e minerais, como ferro, ácido fólico, zinco e tiamina, em porções de 50g. 


"Apesar de ser em média 10% mais caro, é um excelente ‘investimento’. Ele permite que as pessoas fortaleçam sua nutrição por meio de um alimento que comem diariamente. Além disso, estudos demostram a redução de deficiências de micronutrientes e a conservação dos teores nutricionais por mais tempo", diz. 



Qualidades de cada um


A pergunta que fica é: até que ponto o arroz branco, integral e vitaminado são diferentes? Veja abaixo seus principais benefícios: 


Branco - Rico em carboidrato, principal fonte energética para o organismo. 



Integral - Suas fibras auxiliam no bom funcionamento do intestino e previnem doenças cardiovasculares, enquanto o complexo B regula o sistema nervoso, favorece o crescimento, contribui para a saúde da pele e melhora o ciclo do aparelho digestivo. 



Vitaminado - o ferro, fundamental para a constituição da hemoglobina e prevenção da anemia, o zinco, presente em inúmeras enzimas, a vitamina B1, que atua no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, e o ácido fólico, participante da formação de células e do sistema nervoso central, fazem parte da composição. 


Reprodução
As marcas de arroz fortificado recebem a chancela da Abiarroz



Onde encontrar


A primeira beneficiadora a lançar uma marca de arroz com o selo de Arroz Vitaminado foi a marca Urbano, que já comercializa o produto em supermercados de diversas regiões do País. A Josapar também investiu na ideia e lançou o Tio João +Vita. As marcas de arroz fortificado recebem a chancela da Abiarroz. 

A tendência é que outras beneficiadoras e varejistas passem a produzir o arroz fortificado, já que o produto tem o poder de prevenir casos de fome oculta. Como o nome sugere, ela é a falta de nutrientes e vitaminas em pessoas que, apesar de se alimentaram, necessitam de uma reposição nutricional.

Fonte:bonde

Comentários