Açúcar de coco: experimente o jeito novo e saudável de adoçar a boca

O açúcar de coco é um dos adoçantes mais saudáveis e pode ser um dos melhores substitutos do açúcar comum. 

A médica nutróloga Débora Froehner, da clínica Nutrocare, explica que a novidade apresenta componentes benéficos à saúde. "O valor nutricional é ótimo, pois possui elevada quantidade de Potássio, Magnésio, Zinco, Ferro e Vitaminas do complexo B. A quantidade de alguns nutrientes é semelhante à de legumes", afirma a médica.


Extraído do néctar das flores da palma de coco no momento em que as folhas são colhidas, o açúcar passa depois por um processo de aquecimento. 

Assim, torna-se um caramelo espesso e, então, é triturado em pequenos cristais. "O sabor é semelhante ao mascavo. E o mais interessante é que ele surge como uma alternativa para quem busca uma alimentação mais saudável", esclarece Débora Froehner.

Indicado também para pessoas que têm diabetes, sobrepeso ou obesidade, entre os grandes benefícios da novidade está o baixo índice glicêmico (nível de açúcar no sangue). "Quanto maior o índice glicêmico, mais rapidamente ocorre a absorção e maior o pico de insulina. Os picos de insulina são péssimos à saúde, porque, em linhas gerais, geram aumento de gordura abdominal", explica.

O açúcar de coco apresenta índice glicêmico de 35, muito mais baixo que o do açúcar normal, que é de 68. Sendo assim, a absorção é lenta, não resultando em picos de glicemia ou insulinemia – fator favorável para qualquer organismo, principalmente aos diabéticos.

ReproduçãoCom método de produção natural e altamente sustentável, o açúcar de coco não é adulterado e não contém conservantes. Para o uso em receitas, o produto pode ser o substituto em todos os casos, sendo acrescentado na proporção de 1:1.

Porém, vale ressaltar que o consumo em excesso torna-se prejudicial. "Devido à gordura saturada presente, vale lembrar que não se deve abusar", alerta a médica.

Serviço:
Médica Nutróloga Debora Froehner (www.nutrocare.com.br)

Fonte:bonde

Comentários