sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Por que dizem que os gatos têm sete vidas



 
Essa lenda surgiu da Idade Média, quando os gatos, assim como as bruxas e magos, eram vítimas da Inquisição. Apesar dos esforços para acabar com eles (que maldade) eles dificilmente diminuíam em número. Isso porque havia muitos de seus defensores, pessoas que escondiam e criavam gatos secretamente.

Assim, os inquisidores afirmavam que só tendo mesmo parte com misticismo e afins um bicho continuaria por aí, mesmo sendo tão caçado. Assim, surgiu o termo que o gato tem sete vidas.


Mesmo com muitos protetores, foi inevitável que a quantidade de gatos diminuísse drasticamenteE de acordo com muitos historiadores, este fato está diretamente ligado à maior pandemia de Peste Bulbônica da história.
 
Também conhecida como Peste Negra, a Peste Bulbônica dizimou mais de um terço da população européia entre os anos 1347 e 1350. Ela era causada pela bactéria Yersinia pestis, residente no pulga Xenopsylla cheopis que por sua vez habitava no rato preto indiano Rattus rattus.

A recuperação na população de gatos teria sido decisiva para o controle da peste, mas há estudiosos que discordem do fato. Uma outra versão é que os gatos teriam 7 ou 9 vidas em decorrência da habilidade que esses felinos possuem para escapar de situações que envolvam risco à sua vida.


Fonte : http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/por-que-dizem-que-os-gatos-tem-sete-vidas.html
http://www.muitointeressante.com.br/pq/perguntas/como-surgiu-a-historia-de-que-gatos-tem-sete-vidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EstampsCamisetas