Edifício tem teto verde de 60 metros com 35 mil plantas

Um edifício construído em 1994, na cidade de Fukuoka, no Japão, é um exemplo de que é possível conciliar progresso e natureza. O Asian Crossroads Over the Sea (ACROS) é praticamente um parque urbano, com três terraços que assemelham-se a uma montanha.


Reprodução


Assinado pelo escritório de arquitetura argentino Emilio Ambasz & Associates, o edifício tem áreas de lazer, convivência e descanso. Moradores locais usam o para a prática de exercícios.

Os 15 terraços, que atingem cerca de 60 metros acima do solo, contém 35 mil plantas, representando 76 espécies. Um grande átrio semicircular e um saguão triangular proporcionam contraste com a vegetação.


Reprodução


O telhado verde reduz o consumo energético do edifício, pois mantém a temperatura interna mais constante e confortável, além de captar águas pluviais e dar suporte à vida de pássaros e insetos.

Uma série de espelhos d’água nos terraços são conectados por pulverização ascendente de jatos de água. Estas piscinas ficam acima do átrio de vidro, no interior do edifício central, trazendo luz difusa para o interior.


Reprodução


Uma grande "pedra" ao pé do parque-terraço atravessa a entrada em forma de "V". Este elemento também funciona como ventilação de escape para os pisos subterrâneos e como um palco elevado para apresentações de música no local.

O lugar também possui sala de exposições, museu, teatro, sala de conferências, escritórios privados e governamentais, bem como vários níveis subterrâneos de estacionamento e lojas. (Fonte: Ciclo Vivo)


Reprodução

Fone: bonde

Comentários