domingo, 1 de dezembro de 2013

Descubra as calorias de alimentos e bebidas consumidos no verão

Os dias quentes incentivam o consumo de alimentos e bebidas refrescantes e preocupação com o corpo dobra as atenções com as calorias


Reprodução





O verão já está chegando e com ele os termômetros começam a registrar temperaturas cada vez mais elevadas. 


De maneira natural ou instintiva, os dias de intenso calor acabam alterando os hábitos de muitas pessoas, que em dias assim, têm mais disposição para estar ao ar livre, praticar atividade física e adotam um estilo de vida mais saudável.


A mudança na alimentação não é diferente e o desejo em seguir uma alimentação mais leve e balanceada vem à tona. Pensando nestas mudanças e hábitos, a nutricionista Andrea Zaccaro, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, destacou alguns dos alimentos e bebidas mais procurados no verão. 

Entre as propriedades nutricionais que merecem destaque estão:

Frutas e sucos de frutas:

Fontes de vitaminas, minerais, fibras e carboidratos, as frutas e os sucos naturais representam uma ótima aliada à alimentação não só em dias quentes, pois além de possuírem baixo teor de gorduras, o que facilita sua digestão, seu alto teor de água contribui para manter o corpo sempre hidratado. 



Para que a ingestão de vitaminas e minerais ingeridos seja otimizada, o ideal é que o consumo de frutas seja o mais variado possível. Apesar de ser uma opção bastante saudável, é importante equilibrar o seu consumo. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de ingestão é de três porções de frutas ao dia 

Açaí:


Queridinho dos praticantes de atividade física, esta fruta de origem da Região Norte do Brasil teve seu consumo difundido na última década sob a forma de "tigela de açaí", acrescido de xarope de guaraná, frutas, granola entre outros. Atenção que estas combinações podem tornar o alimento bastante calórico. 



Sua polpa tem sido objeto de alguns estudos em função de seu valor nutricional, que apresenta como destaque o seu rico conteúdo de antocianinas, pigmentos que contribuem com o potencial antioxidante do fruto e conhecidos por diversas propriedades, incluindo anti-inflamatória, prevenindo a oxidação de LDL colesterol, doenças cardiovasculares e neurológicas.

Além disto, pesquisas evidenciam seu potencial benéfico na manutenção de níveis de glicose no sangue, o que poderia beneficiar indivíduos diabéticos. 



Água de coco:


De baixo valor calórico, a bebida pode ser uma grande aliada à hidratação não só em cidades litorâneas, mas também em grandes centros urbanos, devido à facilidade cada vez maior em ser encontrada no mercado na forma industrializada. 



Sua composição é basicamente água (93%) e açúcares (5%), além de conter minerais e vitaminas, como sódio, potássio e vitaminas C e do complexo B em quantidades mais significativas, tornado a água de coco um importante repositor hidroeletrolítico. Deve-se considerar que sua composição pode sofrer variações, dependendo de seu grau de maturação e região onde o coco é cultivado. 

Cerveja:

Presente no dia a dia dos brasileiros em qualquer época do ano, não poderia ser diferente durante os meses mais quentes. Além de refrescante, se consumida com moderação, a cerveja também possui propriedades nutricionais bastante interessantes e que tem se destacado no meio científico nos últimos anos.



Pesquisas sobre o seu consumo moderado e implicações na saúde têm trazido importantes resultados, como por exemplo, a proteção contra doenças cardíacas, devido ao seu potencial antioxidante – proveniente de seus ingredientes, como lúpulo e cevada e seu baixo teor alcoólico, que varia entre 3 e 8% em média.

E se no verão as pessoas estão mais preocupadas com o corpo, estudos já comprovaram não haver nenhuma relação direta entre o consumo moderado de cerveja e o aumento de obesidade abdominal e percentual de gordura corporal. 



Confira as calorias:

Suco de Laranja - 39 Kcal

Salada de Frutas - 148 Kcal

Açaí - 110 Kcal

Água de Coco - 22 Kcal

Cerveja - 40 Kcal

Vinho Branco - 134,4 Kcal

Isotônico - 93,5 Kcal

Limonada - 22 Kcal

Chope - 60 kcal

*Valores calculados em porções de 100ml

FONTE  bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EstampsCamisetas