Conheça alguns mitos e verdades Sobre o figado


Confira aqui

A enxaqueca é causada pelo fígado.


MITO: segundo os especialistas entrevistados, alguns alimentos podem até desencadear uma enxaqueca, mas isso nada tem a ver com o fígado. "A enxaqueca é uma dor de cabeça de origem vascular e tem componente genético", conta o hepatologista Raymundo Paraná. "Há diversos tipos e causas de enxaqueca, e a maioria deles está associada ao cérebro", diz Liliana Ducatti Lopes, cirurgiã da equipe de transplante de fígado e órgãos do aparelho digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. 

O coordenador do Instituto do Fígado do Hospital Beneficência Portugusa, Ben-Hur Ferraz Neto, alerta que, no caso de ressaca, não devemos fazer uso de paracetamol. "Aliás, o uso do paracetamol deve ser feito com parcimônia, uma vez que se trata de medicação hepatotóxica, ou seja, danosa ao fígado"

Os sintomas da ressaca são provocados pelo fígado.

Adicionar legenda

PARCIALMENTE VERDADE: a ressaca pode acontecer sem que o fígado esteja agredido. "Trata-se de um mal-estar causado pelo efeito anticolinérgico do álcool, associado à desidratação. Um produto do metabolismo do álcool gerado no fígado (o acetaldeido) explica em parte esses sintomas", afirma o hepatologista Raymiundo Paraná. "Outro sintoma é a desidratação, por isso é importante tomar bastante água. Se sabe que terá uma festa e vai beber no dia seguinte, tome isotônico um dia antes. 

Ou para cada taça de álcool, tome duas de água", ensina a hepatologista Monica Viana, acrescentando que o uso do paracetamol para a dor de cabeça deve ser feito com cuidado, uma vez que se trata de medicação hepatotóxica, ou seja, prejudicial ao fígado.

Toda bebida alcoólica passa pelo fígado.


 VERDADE: "O metabolismo do álcool começa no estômago e termina no fígado", diz o hepatologista Raymundo Paraná. "Sempre! Além do álcool, todos os medicamentos e toda alimentação passa por ele. Por isso, melhor não tomar paracetamol após beber, pois a mistura pode causar danos ao fígado", alerta a hepatologista Monica Viana 

O fígado é a maior glândula do corpo humano.




VERDADE: não é só a maior glândula como também o segundo maior órgão, perdendo apenas para a pele. "É uma usina que produz as nossas proteínas e um órgão imunológico que nos defende das infecções", aponta o hepatologista Raymundo Paraná, professor da Universidade Federal da Bahia.

A hepatologista Monica Viana completa dizendo que o órgão produz vários hormônios importantes como, por exemplo, a trombopoetina, hormônio que regula a produção de plaquetas pela medula óssea

Fonte: Uol saúde

Comentários