1903
William S. Harley, 21 anos, e Arthur Davidson, 20 anos,
mostram pela primeira vez um modelo de produção da marca que leva seus
respectivos sobrenomes. A motocicleta foi pensada para participar de
competições e precisava ser resistente.
A “fábrica” era um casebre de madeira, em Milwaukee (EUA). A
primeira revendedora é aberta em Chicago.Irmão de Arthur, Walter Davidson deixa seu emprego em Kansas
e se integra à empresa.
1906 - Os fundadores deslocam a produção para um lugar maior. A
produção emprega no total seis funcionários.
1907
Mais um irmão da família Davidson entra na empresa. William
A. Davidson trabalhava na estrada de ferro de Milwaukee. Na foto, da esquerda
para a direita: Arthur Davidson, Walter Davidson, William Harley e William
Davidson.
Em 17 de setembro, a Harley-Davidson Motor Company vira um
incorporação. A sociedade é dividida igualmente entre os quarto fundadores.
Nesta época, a companhia já tinha 18 empregados.
1908
Walter Davidson tira a nota máxima na 7ª Competição Anual de
Enduro da Federação Americana de Motociclistas. No mesmo ano, a empresa vende
pela primeira vez uma motocicleta para a frota da Polícia, de Detroit.
1909 a 1913
A fabricante lança o primeiro motor V-twin, um dos ícones da
marca, que nada mais é do que um propulsor com dois cilindros dispostos no
formato de um “V”. A motocicleta tinha 7 cavalos de potência.
O famoso logotipo aparece pela primeira vez. A patente chega
apenas no ano seguinte.O motor "F-head" se torna o principal da linha até
1929.Começa a construção da sede, com seis andares, em Milwaukee.A primeira Harley-Davidson é exportada para o Japão,
marcando a primeira venda fora dos Estados Unidos.O departamento de publicidade entra em operação
1914 a 1916
A Harley-Davidson oferece pela primeira vez os
“sidecars”, dispositivos acoplados às motocicletas para levar mais uma pessoa
sentada ao lado.A Harley-Davidson vende seu primeiro pacote de carga
- a primeira motocicleta “delivery” da marca.
Somente para corridas, a 8-Valve Racer teve uma
carreira vitoriosa em campeonatos até 1928. O número de motocicletas produzidas
deste tipo é incerto, entre 10 e 50 unidades
1917 a 1924
Durante a 1ª Guerra Mundial, cerca de um terço da produção
de motocicletas é vendida para o exército dos Estados Unidos.,Quase metade da produção vai para uso militar. Com o
armistício, o primeiro americano a entrar na Alemanha, Roy Holtz, está à bordo
de uma Harley Davidson.
O modelo Sport é lançado e torna-se popular fora dos EUA,A Harley-Davidson já é uma das maiores fabricantes de motos
do mundo, com cerca de 2 mil revendas em 67 países diferentes
Os motores V-twin de 1.2 litro estreiam nos modelos JD e FD
1925
Os tanques de combustível ganham o formato de gota
que vira marca registrada das motocicletas.O piloto Joe Petrali começa a correr pela Harley-Davidson.
Ele entrou para o Hall da Fama do automobilismo em 1992.
A Harley-Davidson volta a comercializar motos com apenas um
cilindro – ausentes desde 1918 na linha da montadora.
1928- O modelo JD é capaz de atingir 160 km/h..
Em 1931, a Harley-Davidson é uma das duas únicas fabricantes
americanas de motocicletas. A Indian, da Hendee Manufacturing, é a única rival.
Esta situação permaneceria até 1953.A marca lança um triciclo que se tornou popular para
atividades comerciais por 41 anos
1936 a 1943
lançada a Harley-Davidson EL, com motor que ganhou apelido
de “Knucklehead. Em uma motocicleta modificada, Joe Petrali estabelece um
novo recorde de velocidade máxima: 219 km/h.
Os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial e a
produção de motos civis é praticamente interrompida.
Entre os veículos produzidos especificamente para uso
militar, está a XA 750. A moto foi desenhada para uso no deserto, mas a
produção foi de apenas 1.011 unidades, já que a guerra no norte da África se
encerrou antes do que na Europa.
A Harley-Davidson recebe o primeiro prêmio de excelência de
produção em tempos de guerra.
1944 a 1960
A Harley-Davidson começa a vender jaquetas de couro pretas –
um clássico para os amantes da vida sobre duas rodas.A produção americana de motos “leves” começa com o modelo S,
que ganhou várias versões até 1966
A Harley-Davidson chega aos 50 anos e lança um logotipo
comemorativo com o “V” que marca o formato de seus motores dois cilindros.
1970 a 1980
Em homenagem ao rali histórico nascido em 1940, a montadora
lança a FXB Sturgis.
Um cinturão de Kevlar (compost sintético usado em coletes à
prova de balas) substitui pela primeira vez as correntes.
1990 - A FLSTF Fat Boy começa sua história no portfólio da
marca.
2000 - A Softail Deuce é apresentada.
2010 - Touring Road King 110th Anniversary Edition.
2014 - XL 1200C 1200 CUSTOM
Comentários
Postar um comentário