A Historia da HARLEY-DAVVIDSON

 


1903

William S. Harley, 21 anos, e Arthur Davidson, 20 anos, mostram pela primeira vez um modelo de produção da marca que leva seus respectivos sobrenomes. A motocicleta foi pensada para participar de competições e precisava ser resistente.
A “fábrica” era um casebre de madeira, em Milwaukee (EUA). A primeira revendedora é aberta em Chicago.Irmão de Arthur, Walter Davidson deixa seu emprego em Kansas e se integra à empresa.

1906 - Os fundadores deslocam a produção para um lugar maior. A produção emprega no total seis funcionários.

1907

Mais um irmão da família Davidson entra na empresa. William A. Davidson trabalhava na estrada de ferro de Milwaukee. Na foto, da esquerda para a direita: Arthur Davidson, Walter Davidson, William Harley e William Davidson.
Em 17 de setembro, a Harley-Davidson Motor Company vira um incorporação. A sociedade é dividida igualmente entre os quarto fundadores. Nesta época, a companhia já tinha 18 empregados.

1908

Walter Davidson tira a nota máxima na 7ª Competição Anual de Enduro da Federação Americana de Motociclistas. No mesmo ano, a empresa vende pela primeira vez uma motocicleta para a frota da Polícia, de Detroit.

1909 a 1913

A fabricante lança o primeiro motor V-twin, um dos ícones da marca, que nada mais é do que um propulsor com dois cilindros dispostos no formato de um “V”. A motocicleta tinha 7 cavalos de potência.

O famoso logotipo aparece pela primeira vez. A patente chega apenas no ano seguinte.O motor "F-head" se torna o principal da linha até 1929.Começa a construção da sede, com seis andares, em Milwaukee.A primeira Harley-Davidson é exportada para o Japão, marcando a primeira venda fora dos Estados Unidos.O departamento de publicidade entra em operação

1914 a 1916

A Harley-Davidson oferece pela primeira vez os “sidecars”, dispositivos acoplados às motocicletas para levar mais uma pessoa sentada ao lado.A Harley-Davidson vende seu primeiro pacote de carga - a primeira motocicleta “delivery” da marca.

Somente para corridas, a 8-Valve Racer teve uma carreira vitoriosa em campeonatos até 1928. O número de motocicletas produzidas deste tipo é incerto, entre 10 e 50 unidades

1917 a 1924

Durante a 1ª Guerra Mundial, cerca de um terço da produção de motocicletas é vendida para o exército dos Estados Unidos.,Quase metade da produção vai para uso militar. Com o armistício, o primeiro americano a entrar na Alemanha, Roy Holtz, está à bordo de uma Harley Davidson.

O modelo Sport é lançado e torna-se popular fora dos EUA,A Harley-Davidson já é uma das maiores fabricantes de motos do mundo, com cerca de 2 mil revendas em 67 países diferentes
Os motores V-twin de 1.2 litro estreiam nos modelos JD e FD

1925 


Os tanques de combustível ganham o formato de gota que vira marca registrada das motocicletas.O piloto Joe Petrali começa a correr pela Harley-Davidson. Ele entrou para o Hall da Fama do automobilismo em 1992.
A Harley-Davidson volta a comercializar motos com apenas um cilindro – ausentes desde 1918 na linha da montadora.
1928- O modelo JD é capaz de atingir 160 km/h..

Em 1931, a Harley-Davidson é uma das duas únicas fabricantes americanas de motocicletas. A Indian, da Hendee Manufacturing, é a única rival. Esta situação permaneceria até 1953.A marca lança um triciclo que se tornou popular para atividades comerciais por 41 anos

1936 a 1943
lançada a Harley-Davidson EL, com motor que ganhou apelido de “Knucklehead. Em uma motocicleta modificada, Joe Petrali estabelece um novo recorde de velocidade máxima: 219 km/h.

Os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial e a produção de motos civis é praticamente interrompida.

Entre os veículos produzidos especificamente para uso militar, está a XA 750. A moto foi desenhada para uso no deserto, mas a produção foi de apenas 1.011 unidades, já que a guerra no norte da África se encerrou antes do que na Europa.

A Harley-Davidson recebe o primeiro prêmio de excelência de produção em tempos de guerra.

1944 a 1960

A Harley-Davidson começa a vender jaquetas de couro pretas – um clássico para os amantes da vida sobre duas rodas.A produção americana de motos “leves” começa com o modelo S, que ganhou várias versões até 1966
A Harley-Davidson chega aos 50 anos e lança um logotipo comemorativo com o “V” que marca o formato de seus motores dois cilindros.

1970 a 1980

Em homenagem ao rali histórico nascido em 1940, a montadora lança a FXB Sturgis.
Um cinturão de Kevlar (compost sintético usado em coletes à prova de balas) substitui pela primeira vez as correntes.

1990 - A FLSTF Fat Boy começa sua história no portfólio da marca.

2000 - A Softail Deuce é apresentada.

2010 - Touring Road King 110th Anniversary Edition.

2014 - XL 1200C 1200 CUSTOM

 

Comentários