quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Maringá é o 3º município do Brasil em ranking de saneamento

Maringá está em 3º lugar entre os municípios com os melhores resultados em saneamento básico do país. Os dados são do Ranking do Saneamento, um estudo do Instituto Trata Brasil, divulgado na terça-feira (1º), que avalia os serviços nas 100 maiores cidades do país. Segundo o levantamento, a Cidade Canção está atrás apenas de Uberlândia (MG) e Jundiaí (SP).




O alvo do trabalho é a avaliação dos serviços de saneamento básico prestados nas maiores cidades do país, especialmente em água tratada, esgotamento sanitário e nas perdas de água. O ranking aponta que 100% de Maringá é contemplada com atendimento total de água, e 91,30%, com rede de esgoto. No ano de 2011, faltavam 17.430 ligações de esgoto para a universalização do serviço.

De acordo com o Trata Brasil, o material revela a parcela da população atendida com água tratada e coleta de esgotos, as perdas de água, investimentos, avanços na cobertura e o que é feito com o esgoto gerado pelos 78 milhões de brasileiros destas localidades.

O estudo

A base de dados consultada foi extraída do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades, e que reúne informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços nessas cidades. Os dados consultados são de 2011 - os últimos publicados pelo Ministério das Cidades, e o estudo foi atualizado em setembro deste ano.

Entre os objetivos, estão mostrar a situação do saneamento básico nas 100 maiores cidades; valorizar os esforços das mais bem posicionadas, além de incentivar as demais a evoluir para que a população tenha melhor qualidade de vida; e conscientizar e estimular envolvimento da sociedade na cobrança pela priorização do saneamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EstampsCamisetas