Conheça os benefícios do cacau para a saúde

O fruto que é a base do chocolate ajuda a manter o bom funcionamento do coração, prevenindo doenças cardiovasculares
Reprodução

Se você é dessas pessoas que não consegue ficar um só dia sem comer chocolate, nem que seja um bombom, nunca deve ter parado para pensar na principal matéria-prima dessa delícia que "vicia", o cacau. 



A árvore que dá origem ao fruto é o cacaueiro, da família Malvaceae que tem origem na América Central e Brasil. No Brasil, o maior produtor de cacau é o Estado da Bahia, responsável por cerca de 95% da produção do país.



Seu fruto é alongado, de casca dura e mede cerca de 20 cm de comprimento. Por dentro, as sementes são envolvidas por uma polpa branca de sabor ácido.

Das sementes, ou amêndoas, torradas, secas e trituradas, é extraído o cacau em pó, de sabor mais amargo, que é base para a preparação do chocolate.



Quando se fala sobre os benefícios do consumo de chocolate à saúde, estamos falando diretamente do cacau, ele é a base do chocolate e contribui para textura, cor e sabor. É rico em magnésio, ferro, cromo, zinco, manganês, cobre e, principalmente, antioxidantes. Os polifenóis e flavonóides presentes no cacau ajudam a manter a saúde do coração, prevenindo contra doenças cardiovasculares. 


Outro componente do cacau é o triptofano, que aumenta a produção de serotonina contribuindo para a sensação de bem-estar. Por isso, as mulheres, principalmente nos períodos de TPM, devoram facilmente uma caixa de bombons, ou uma barra de chocolate.

Reprodução

A classificação do chocolate em amargo, ao leite e meio amargo está justamente na quantidade de cacau que tem em cada um deles. 

O chocolate amargo tem de 50 a 75% de cacau, o meio amargo de 35 a 50%, e ainda tem o extra amargo com 75 a 85% de cacau. Já o chocolate ao leite tem aproximadamente de 30 a 40% de cacau. 

Mesmo com os benefícios do cacau, não saia por aí comendo chocolate sem moderação. No chocolate, o cacau não está sozinho, e com os demais ingredientes torna-se um alimento calórico, rico em gordura e açúcar. 


O ideal é que consuma as opções com maior teor de cacau, os conhecidos chocolates amargos. A quantidade de 30g de chocolate amargo por dia é o suficiente saciar a vontade sem favorecer o aumento de peso



*Por Camila Rebouças de Castro, nutricionista do site www.maisequilibrio.com.br 

Comentários