Documentário conta história do "maior jantar secreto do mundo"

Há 25 anos, sem nenhum aviso prévio, um grupo de pessoas se reúne em um ponto turístico para um piquenique elegante. As "regras": venha de branco, não traga pratos de plástico, e se comporte bem.
Um dos jantares do Dîner en Blanc, nos Invalides, em Paris (França)


Essa é a essência do Dîner en Blanc, evento colaborativo que comemora 25 anos com um documentário que conta como um lanche entre amigos se tornou um dos eventos mais disputados de Paris.


O filme, dirigido por Jennifer Ash Rudick, conta a história de François Pasquier, que criou o Dîner en Blanc em 1988 com alguns amigos. Eles se reuniram no parque do Bois de Boulogne, vestidos de branco para que pudessem ser reconhecidos na multidão. O encontro deu tão certo que organizaram um novo jantar no ano seguinte.

E assim vem sendo desde então. Atualmente, o Dîner en Blanc é organizado em 40 cidades ao redor do mundo, com mais de 100 mil membros participantes. Os piqueniques-relâmpago reúnem 15 mil pessoas por ano em Paris e arredores, em locais como a base da Torre Eiffel, a pirâmide do Museu do Louvre e o castelo de Versailles, entre outros cartões-postais conhecidos.

Jennifer Ash Rudick conheceu o evento por meio de um amigo francês e filmou a invasão promovida pelos membros do jantar em dois dos mais conhecidos pontos turísticos de Paris --a Catedral de Notre-Dame e a Place des Vosges.

A diretora está divulgando o documentário em várias mostras pelo mundo, e o colocou disponível para download aos interessados.


Regras da casa
Para participar do "maior jantar secreto do mundo", é preciso ser convidado por uma pessoa que já tenha participado antes ou então entrar na lista de espera do site. A ideia dos organizadores é sempre escolher um local movimentado, para manter o efeito de choque nas pessoas que assistem. O lugar só é revelado na última hora –uma medida tomada nas primeira edições para evitar que as autoridades coibissem a festa.
As instruções do evento são bem claras: o piquenique acontece mesmo debaixo de chuva, e os convidados devem trazer sua comida, sua própria mesa (com medidas específicas, ditadas pela organização), além de pratos de porcelana e prataria fina –nada de talheres e copos de plástico. Cerveja também não é bem vista no piquenique: só espumante ou vinho devem ser inclusos na refeição. Cada convidado deve trazer um outro convidado, preferencialmente do sexo oposto.

Mesmo com todas essas regras, o evento é disputado: em Nova York, duas mil pessoas se inscreveram para a próxima edição do piquenique em menos de duas horas.

Comentários