Máquina 3D é capaz de imprimir casas em 20 h; entenda

Divulgação/Contour Crafting

Casas construídas em velocidade recorde e com a vantagem de exigir menos custos com mão de obra. São essas as grandes vantagens da Contour Crafting, uma impressora 3D gigante que pode produzir uma casa, feita por encomenda, em apenas 20 horas.


A criação é de Behrokh Khoshnevis, professor da University of Southern California, que surpreendeu todo mundo mostrando que é possível imprimir em 3D uma casa de 230 m³, em menos de um dia inteiro, exatamente com o mesmo processo (camada por camada) que uma impressora 3D utiliza pra montar uma peça menor.

Os muros e paredes são feitos com camadas de concreto, mas o mais incrível é que a máquina pode ser programada para pintar paredes, adicionar telhas, pisos, encanações e fiação elétrica. A forma rápida como tudo isto é feito pode ser essencial para uma situação de desastre natural, por exemplo, em que as casas precisam ser reconstruídas em pouco tempo.

Assista ao vídeo em que Khoshnevis explica o processo e a tecnologia por trás da Contour Crafting (em inglês). (Fonte: Hypeness)





Divulgação/Contour Crafting
Divulgação/Contour Crafting

Comentários