Aposte na chia para saciar a fome e queimar gorduras

Reprodução



Nestes dias frios, algumas comidas ficam ainda mais apetitosas e passam a fazer parte da rotina. Não há quem resista a fondue, pizza, sopa, queijo e vinho e, até mesmo, feijoada. Com as temperaturas baixas e o clima propenso a ficar em casa, as pessoas exageram em comidas pesadas e deixam de ir à academia alguns dias, o que pode causar aumento do colesterol e indesejado ganho de peso. 

Para amenizar a 'gula' do inverno, invista em alimentos funcionais como a semente de chia, que é rica em fibras e auxilia no emagrecimento. Originária do México e Colômbia, essa herbácea impede a absorção de gorduras durante a refeição, dá sensação de saciedade, pois possui aminoácidos essenciais como metionina e fenilalanina e, também, tem fibras dietéticas que dão a sensação de plenitude no estômago. 
o pé de chia
Rica em ômega 3, vitaminas C e do complexo B, zinco, potássio, cálcio, fósforo e cobre, a chia é um excelente antioxidante, melhora a glicemia, repõe o ferro e estabiliza a coagulação. Além disso, é rejuvenescedora, antienvelhecimento, ajuda na hipertensão arterial, no aumento de colesterol bom, no diabetes, nas doenças do coração e ainda combate à obesidade devido às propriedades antiinflamatórias do ômega 3. 


É recomendado, em geral, o consumo de duas colheres de sopa ao dia durante as refeições. Pode-se adicionar ao iogurte, leite, saladas, sopas, arroz, feijão e nas preparações como pães, bolos, tortas e massas, em forma de grão ou farinha. Também pode ser manipulada em laboratório. 

Iogurte com chia
Não há contraindicações para o uso da semente, mas é importante lembrar que em excesso pode causar diarreia, uma vez que é uma fibra e acelera o metabolismo e o trânsito intestinal. Para alcançar o emagrecimento ideal, é imprescindível o acompanhamento de um especialista e a prática de atividade física diária. 

*Por Sylvana Braga, nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro "Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural (www.sylvanabraga.com.br).  

Comentários