Veja dicas para tirar foto com celular

aborda situações como balada, show, bichos e autorretrato.Assim como nas câmeras comuns, é preciso cuidar de foco e do uso da luz.

Independente do motivo da foto ou de quão moderno seja o aparelho, o principal passo para conseguir imagens melhores com o celular é ter paciência. Além da limitação que a maioria das câmeras de celulares tem, muitas vezes a afobação para registrar tudo e a preguiça de buscar um enquadramento melhor e a luz mais adequada resultam naquelas imagens escuras, "estouradas" (com excesso de iluminação) ou borradas que, ainda assim, povoam as redes sociais e as galerias dos celulares.



Tenha cuidado ao usar o flash e faça uso do zoom com moderação. Se o primeiro for indispensável, atenção para fazer o foco em um ponto nem tão escuro, para diminuir as chances de a foto sair "estourada". E o zoom, na verdade, vai diminuir a qualidade da foto, além de aumentar as chances de imagem "tremida". Prefira chegar mais perto e fotografar com o máximo de qualidade/resolução.

Confira dicas e o certo/errado para as situações mais comuns:
foto celular criança (Foto: G1)
Foto borrada (esq) foi feita na sombra; com
mais luz (à dir), é mais fácil 'congelar' a ação

Crianças

Cansou de ter fotos tremidas ou borradas do seu filho? Isso acontece porque a criança não tem paciência de ficar parada e o tempo de resposta (entre o usuário clicar e a foto ser processada no celular) costuma ser maior em vários aparelhos. Ou ainda, se a intenção é mostrar a criança em movimento, é porque o celular não "congelou" a imagem dela.



Nas fotos paradas, o principal é fazer o foco com antecedência. Escolha um ponto e foque na criança, ainda sem pedir para ela olhar para a câmera. No celular em que a foto é feita disparando um botão, faça um "meio clique" - não clique até o fim, apenas para acertar o foco. Só chame quando estiver tudo pronto, e aí acione o botão até o fim. Nas fotos em movimento, aconselha o fotógrafo Raul Zito, procure lugares mais bem iluminados: no parque, por exemplo, faça fotos ao sol, e não à sombra. A luminosidade ajuda a "congelar" o movimento. Veja exemplos e mais dicas na galeria de fotos




Balada e show


Fotos em ambientes escuros são difíceis de acertar, sobretudo porque o sensor das câmeras de celular não costuma ter tanta qualidade. Se não tiver um recurso para foto noturna, é quase inevitável usar o flash. 

Mas ele pode ser insuficiente ou clarear demais a cena escura para "compensar", deixando rostos muito brancos ou "olhos vermelhos". Para retratos na balada, Zito aconselha ficar sob um ponto de luz (holofote, por exemplo), o que ajudará equilibrar a imagem. 

O G1 fotografou um show de Michel Teló do ponto de vista da plateia. Constatou que o ideal é resistir à vontade de usar o zoom máximo: de 25 cliques, só 1 se salvou; os demais ficaram "tremidos". 

O melhor é ficar o mais perto possível do palco (a reportagem estava a 10 metros de distância), esquecer o zoom e usar a resolução máxima. Depois, em casa, aproxime e corte a foto como quiser, usando um programa ou app de tratamento. Assim ela não perderá qualidade. Veja exemplos e mais dicas na galeria de fotos

fotos celular paisagem (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Na foto à esq., o foco foi feito na água, 
'estourando'o céu; à dir., foco no céu
 deixou a imagem mais equilibrada


Natureza e paisagem
Como muitas câmeras de celular são totalmente automáticas, sem recursos para que o usuário controle a luminosidade, o tempo de exposição etc., tudo depende da iluminação do ambiente e de onde se faz o foco. Se é em um ponto muito escuro, a câmera faz tudo para "compensar", o que pode deixar partes mais claras "estouradas". 

Faça fotos usando pontos diferentes de foco, para ver qual delas fica melhor. Num cenário com água e céu aberto, por exemplo, ora faça o foco no céu, ora na água. Depois experimente um ponto intermediário, nem tão escuro nem tão claro - provavelmente nesta situação o resultado será melhor. Veja exemplos e mais dicas na galeria de fotos

foto celular bichos (Foto: G1)


Foto em movimento requer, além de luminosidade,
fazer o foco com antecedência e clicar no momento
certo.
Bichos
Um dos desafios é fazer o seu animal "posar" e ficar paradinho para a foto. Escolher um lugar no qual ele já esteja acostumado a ficar facilita. Para mantê-lo olhando para a câmera, pode-se recorrer a um brinquedo ou biscoito.

E como tirar fotos dele em movimento? Neste caso, fazer o foco é fundamental: escolha um ponto onde sabe que o animal passará, foque e só clique quando ele chegar a esse ponto. 


Lembre-se que nos celular onde há um botão para disparar, dê primeiro um "meio clique" (não até o fim) para fazer o foco. Só aperte o botão até o fim quando o animal chegar ao ponto onde foi feito o foco. Veja exemplos e mais dicas na galeria de fotos

foto celular retrato (Foto: Luciana de Oliveira/G1)


Para fazer seu retrato, fique atento para deixar a luz


à sua frente; nunca fique de costas para ela
Retrato
Este é talvez o tipo de foto mais comum com celular. Quem nunca tirou uma foto de si mesmo? Por isso há celulares (e câmeras portáteis também) com recurso que permite a pessoa se ver enquanto faz a foto. Porém, no caso de um retrato em ambiente mais escuro, verifique se esse modo possui flash. 

A dica de usar a luz a seu favor também vale muito aqui: procure uma luz lateral, que deixe o seu rosto mais bem definido. Cuidado com fotos com janela ao fundo: a tendência é o que está no primeiro plano escurecer. E o braço que segura o celular e sempre aparece no autorretrato? Para Zito, é melhor abaixar um pouco o cotovelo, formando um ângulo com o braço, do que deixando-o esticado. Veja exemplos e mais dicas na galeria de fotos

DICAS 'DE OURO' PARA O CELULAR

Paciência: a afobação para registrar tudo instantaneamente pode comprometer o resultado. Observe o ambiente para ver o melhor enquadramento e faça o foco no objeto ou pessoa que quer destacar. 

Foco: às vezes o motivo de foto está no primeiro plano (na frente) e a câmera pode focar automaticamente no fundo. Para evitar isso, faça o foco com antecedência. Através do foco, a câmera do celular também mede a luz - e tenta "compensar" as partes mais escuras. 
Assim, pode-se obter um resultado melhor focando em um ponto intermediário, nem tão claro e nem tão escuro.Para celulares em que é preciso apertar um botão para fotografar, como nas máquinas fotográficas, dê um "meio clique" (não clique até o fim), para fazer o foco. Só clique até o fim quando o motivo da foto estiver passando pelo ponto onde você fez o foco. 

Flash: use somente quando necessário. Em um ambiente muito escuro, como a balada, ele pode deixar rostos muito brancos. Um truque é usar fita adesiva fosca sobre o flash, o que diminui o "branco".Mesmo com o flash, foque em um ponto menos escuro ou leve a pessoa para perto de um foco de luz que ajude a iluminá-la. 

Zoom: ele diminui a qualidade da foto (por isso às vezes uma imagem postada no álbum do Facebook, por exemplo, fica granulada) e deixa a câmera mais sensível a qualquer mexida, o que resulta em imagem "tremida". 

Apoio: sobretudo para fotos em ambientes mais escuros (balada, 'hora do parabéns', paisagem noturna), qualquer movimento com a câmera pode "borrar" a imagem. Um tripé portátil é um bom investimento. Ou então procure apoio para o celular e para os braços em muretas, mesas etc. 

Qualidade da imagem: utilize sempre a resolução máxima, mesmo que isso signifique que menos imagens caberão na memória. Quando você quiser postá-las ou imprimi-las, não perderá a qualidade. E, para envio de fotos, muitos celulares deixam você escolher o tamanho da imagem, podendo optar por uma menos pesada para o compartilhamento por e-mail ou em redes sociais, por exemplo, mas mantendo a original em alta qualidade no aparelho.

Dedo: é muito comum deixar o dedo na frente da pequena câmera do celular ao segurá-lo para a foto. Ou deixar o dedo perto do flash, o que pode fazer a luz rebater nele.

Cuide ainda para manter a câmera limpa.
Outros "truques"
O G1 consultou fotógrafos que costumam utilizar o celular para seus cliques. Toni Pires, de 46 anos, criou o projeto coletivo UaiPhone , que hoje reúne 30 fotógrafos profissionais no mundo todo fazendo registros com o smartphone. Uma das dicas que ele dá se refere ao flash. “Coloco uma ou duas camadas de fita adesiva branca fosca no flash para atenuá-lo e deixar a foto menos branca", ensina. 

“Odeio flash e desabilito sempre. Na minha visão, o flash acaba tirado completamente o ambiente das fotos, especialmente no iPhone”, comenta a fotógrafa profissional Erica Modesto, de 30 anos. Inspirada em cenas do metrô do Rio de Janeiro, Erica iniciou o projeto “Pensamentos Subterrâneos”  em agosto de 2011.

Para compensar, Erica busca um apoio para o aparelho, o que evita imagens tremidas. “Geralmente consigo estabilidade apoiando o cotovelo na barriga ou em algum lugar. Além disso, o iPhone tem um programinha de timer para ajudar a identificar o momento exato do clique”, explica.

Um tripé portátil é uma boa ferramenta para fazer fotos com baixa iluminação. O fotógrafo Fabrício Cavalcanti, de 34 anos, produziu seu próprio acessório para fixar o aparelho na produção de fotos e vídeos profissionais com smartphones. “Coloquei uma porca de parafuso no celular com a dimensão da rosca do tripé”, conta o profissional, que faz fotos urbanas como no projeto “La Fiancée Française” (“a noiva francesa”) iniciado em 2010.

Defeito vira efeito

Fã de fotos em preto-e-branco, Erica diz que deixa para dar esse efeito no computador e faz as fotos em cor. “Se deixar por conta da câmera, pode sair sem contraste." 

Mesmo algumas deficiências de captação de luz da câmera móvel podem ter um lado positivo. “Infelizmente o celular não tem espaço para ter uma lente grande, o que limita a entrada de luz e interfere quando o usuário se mexe", observa o executivo de tecnologia Marcos Sêmola, de 41 anos, que abraçou a fotografia de rua como hobby em 2007. "Mas às vezes, se quero produzir uma imagem propositalmente ‘granulada’, o que seria um defeito vira ‘efeito’ a meu favor”, afirma.

Como escolher o celular

Se a fotografia for um item decisivo para a compra do celular, mais do que a quantidade de megapixels, o consumidor deve observar o tempo de resposta entre acionar a câmera e fazer o clique, e o sistema de processamento da imagem, dizem os fotógrafos. 

“O número de pixels é importante para quem deseja ampliar fotos, mas não é essencial para postar imagens em um blog ou na rede social”, explica. Outra dica é verificar a procedência da lente. A qualidade da foto depende muito mais dela e já há marcas de celular que utilizam lentes consagradas na fotografia.

Mas a regra mais importante para os especialistas é saber qual tipo de fotografia deseja fazer. “Na maioria dos casos, as pessoas gostam de registrar eventos sociais e viagens”, afirma Sêmola. "O melhor conjunto é ter noções de fotografia e verificar se o seu estilo é atendido pela câmera do celular", conclui.

Comentários