Limão tem 'mil e uma utilidades' na limpeza da casa




Produtos de limpeza: o limão, que além de nutritivo (vitamina C pura!) e saboroso, é um um poderoso antibactericida. Isso porque a fruta contém uma alta concentração de substâncias ácidas, capazes de combater diversos micro-organismos. Esta propriedade faz do limão um excelente produto para limpar superfícies, eliminar odores e esterilizar objetos. 



Abaixo, você confere uma lista de utilidades que do limão. Anote e aprenda como aproveitar o melhor da fruta até a última gota! 


Dê brilho aos metais


Cobre, latão e cromo são metais que neutralizam o efeito de polidores químicos, mas podem ganhar muito com a ação do limão. Para potencializar o resultado, experimente colocar um pouco de sal em cima de meio limão. Os grãos de sal farão uma espécie de esfoliação na superfície e darão ainda mais brilho. 



Limpe o forno de micro-ondas


É comum que o cheiro de alguns alimentos – como pipoca, pizza ou lasanha – fique impregnado no forno de micro-ondas. Para eliminar esses odores, a dica é cortar fatias finíssimas de limão e colocar em vasilha compatível com o forno. Depois, encha com água quente, coloque no micro-ondas e aqueça por um minuto em alta potência. As propriedades antibactericidas da fruta esterilizarão o aparelho e a umidade da água ajudará a soltar restos de alimentos. Após isso, basta limpar com um pano úmido. 



Cuide do banheiro

Em vez de passar produtos químicos fortes nos azulejos, portas e cantinhos do banheiro, use um método natural. Coloque o suco de seis limões em um borrifador e use em todas as partes necessárias. O ácido cítrico quebrará os depósitos de água e eliminará manchas e acúmulos de sujeira, além de esterilizar o espaço. 


Substitua o detergente

Quando acabar o produto que você utiliza para lavar louças, recorra ao limão! Basta despejar bicarbonato de sódio sobre meio limão e usá-lo como se fosse uma esponja. A fruta dissolverá a gordura, dará brilho às panelas e deixará um aroma fresco nas suas mãos. 

Reprodução



Desodorize as roupas sujas

É natural que algumas peças de roupas fiquem mal cheirosas por causa do suor do corpo ou dos odores de ambientes externos. Para eliminar esses cheiros das suas peças, adicione uma colher de chá de suco de limão ao sabão na hora da lavagem. Essa atitude simples deixará meias, camisetas e outras peças muito mais frescas e limpas. 


Limpe as janelas

Para resolver o problema das janelas, basta misturar quatro colheres de sopa de suco de limão com cerca de dois litros de água. O ácido cítrico dissolverá a sujeira, eliminará as manchas de água e deixará sua janela brilhando. 


Esterilize sua tábua de cortar

Para garantir a higiene dos seus alimentos, esprema meio limão na superfície da sua tábua de cortar. Deixe o suco da fruta sobre a tábua por cerca de dez minutos ou até que seja absorvido. Em seguida, esfregue a fruta em todo o utensílio para eliminar as bactérias. Essa dica funciona bem com tábuas de madeira, mas também pode ser feita com utensílios plásticos. 


Alcance lugares difíceis

Prepare uma pasta com borato de sódio e suco de limão. Com o auxílio de uma escova de dente, use a mistura para esfregar azulejos e quaisquer outras partes difíceis de alcançar. 


Limpeza geral

Para desinfetar talheres ou utensílios de madeira: deixe-os de molho no suco de 1 limão diluído em ½ copo de água, por meia hora. Enxágue e deixe secar ao sol. 

Para retirar o cheiro de peixe dos talheres: esfregue neles o bagaço do limão. 

Para tirar o mau cheiro da esponja de louça: esprema 1 limão, coloque o suco em uma vasilha e complete com água até a metade. Mergulhe a esponja por 30 minutos e enxágue. 

Para clarear panelas de alumínio: encha-a com água quente, junte o suco de 1 limão e deixe ferver até clarear. 

Para limpar as bocas do fogão: misture o suco de 1 limão com 2 colheres (sopa) de açúcar ou sal. Com essa pasta fica mais fácil remover a sujeira. 

Para higienizar o filtro de barro: passe a casca do limão em toda a parte interna do filtro. Isso evita que os fungos se reproduzam. 

Atenção! Depois de usar o limão, lave bem as mãos com água e sabonete; isso evita manchas e queimaduras na pele quando você se expuser ao sol. (Fonte: Dicas Sadia e Toda Ela)

Comentários