Qual é a origem do dia da mentira?



Acredita-se que tudo tenha começado quando o rei da França, Carlos IX, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Como na época as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, muitos continuaram a comemorar o ano novo na semana do dia 25 de março a 1° de abril. 



A mudança de data para celebrar a virada do ano não agradou algumas pessoas, que continuaram a comemorar na data antiga, o que virou motivo de chacota dos que haviam aderido ao novo calendário. Para zombar dos que não concordaram com as mudanças, algumas pessoas começaram a pregar peças neles, enviando convites de festas que não existiam e dando presentes estranhos. 


Essas brincadeiras, que confundiam as pessoas, originaram a data de 1º de abril como dia da mentira.


Depois de duzentos anos, a tradição se espalhou pela Inglaterra e depois para todo o mundo. Na França seu nome é "Poisson d’avril" e na Itália esse dia é conhecido como "pesce d’aprile", ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida afirmando o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.

*Fonte: brasilescola.com

Comentários