Qual churrasco é melhor: o brasileiro ou o argentino?

Especialistas ensinam as diferenças entre os assados e o que cada forma de preparo tem de melhor


No ano em que a Copa das Confederações será realizada no Brasil, o embate entre Brasil e Argentina não poderia ficar de fora, seja em campo ou fora dele. Além do futebol, uma outra questão deixa argentinos e brasileirosd em 'pé de guerra': o churrasco. Tradicionais nos dois países, os assados se apresentam de forma diferenciada em cada um deles. Para lembrar o Dia do Churrasco, comemorado nesta quarta-feira (24), o chef Taico, consultor gastronômico do Aguativa Golf Resort, explica as particularidades de cada preparo.


As diferenças começam na maneira de assar. Enquanto os brasileiros usam a churrasqueira, os argentinos fazem o assado na parrilha, a famosa parrilhada. Lá, a carne é preparada em grelhas com mais ou menos 45 graus de inclinação, em fogo de lenha muito poderoso e próximo das carnes. "No local, os cortes são jogados com um desdém apaixonante", revela o chef.

Reprodução


Na churrasqueira, a brasa é feita diretamente abaixo da grelha, enquanto no parrilhero ela fica na lateral e vai sendo puxada para baixo da grelha aos poucos e não há uma parede frontal para isolar o braseiro.

Outra diferença fundamental está na forma de salgar os produtos. Enquanto no Brasil as carnes são lambuzadas de sal grosso antes do cozimento, na Argentina o tempero é feito com sal marinho e somente na da metade do processo. O resultado é sentido no prato. "O sal grosso, diferente do refinado, deixa a carne mais pesada e é responsável por aquela sensação de estômago distendido", conta Taico.

Ainda há diferenças no tipo de carne e da espécie do animal que provém. Os brasileiros fazem seus churrascos com carnes de zebuínos, ou seja, nelores, ou de cruzamentos dessa raça. Já na terra dos "hermanos", o gado de corte é de origem britânica: os herefords e angus.

Mas, quando o assunto são os cortes de carne, o que cada churrasco tem de melhor? Segundo o maitre do Aguativa, Sebastião Becker, o argentino tem a linha de lombo marmorizada (bife ancho e chorizo) e o brasileiro faz uso da garupa mais farta e arredondada (picanha e o cupim no alto do lombo). "Lá, o mais comum é o bife ancho ou chorizo e, no Brasil, a picanha fatiada", explica.

Por fim, seja qual for o tipo de "churrasco" escolhido, cada um tem o seu acompanhamento. Os brasileiros costumam preparar vinagrete com tomates, cebolas e salsinha temperados com vinagre, azeite e sal. Já os argentinos usam o molho chimichurri, que é feito à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite.

Conheça os principais cortes utilizados na Argentina e no Brasil:

ojo de bife x contra filé;
bife ancho x a ponta do contra filé;
bife de chorizo x miolo do contra filé;
tapa de quadril x picanha;
bife de tira x miolo da picanha;
vacio x fraldinha;
quadril x alcatra.

Dia do Churrasco

Segundo a tradição brasileira, domingo é dia de fazer churrasco, mas no País a data de 24 de abril foi oficialmente escolhida para celebrar essa forma deliciosa de preparar carnes. A data é uma referência à criação do Centro de Tradições Gaúchas, organização fundada em 1948 com o objetivo de cultivar as tradições da cultura dos pampas.

Serviços:
Aguativa Golf Resort (www.aguativa.com.br)
Cozinha Experimental Ajinomoto do Brasil (www.saboresajinomoto.com.br)

Comentários